O Gato leu: Mestre das Chamas

Mestre das Chamas – Joe Hill
Editora: Arqueiro
Ano: 2017
Páginas: 657
Compre: Amazon

Na ânsia por me desligar do caos que tem sido o último ano, fui atrás de uma nova leitura. Ironicamente, o livro que escolhi se passa durante uma pandemia. Aviso logo aqui no inicio que isso pode ser gatilho para algumas pessoas dada a atual situação que estamos vivendo.

Quando li a sinopse de Mestre das Chamas, de Joe Hill, as mais de 600 páginas não me assustaram. Fiquei curiosa e quis ler na hora.

Na trama, uma pandemia surge. As pessoas infectadas entram em combustão do nada. Imagine você estar no ônibus, na farmácia, no trabalho ou mesmo em casa e a pessoa ao lado pegar fogo? Pois é.

Foto: Debb Cabral/GatoQueFlutua

Os infectados apresentam marcas pretas e douradas na pele, popularmente chamadas de Escamas do Dragão, que, aos poucos, vão tomando conta do corpo e denunciando sua condição aos outros.

Com isso, o caos se instala. O governo entra em colapso, as pessoas em pânico e a vida normal desaparece.

Nessa noite, as aulas foram suspensas em todo o estado, com garantias de que seriam retomadas quando a crise passasse. Só que nunca passou.

Nossa protagonista é Harper Willowes, uma enfermeira pediátrica em New Hampshire. Casada, ela e seu filho são abandonados pelo marido quando ela começa a apresentar os primeiros sinais da doença.

Harper tentará sobreviver neste mundo em chamas, no qual os infectados são perseguidos pelos impiedosos esquadrões da cremação, patrulhas autodesignadas que saem na rua decididas a exterminar o vírus através da execução de seus portadores.

Havia sempre alguma coisa pegando fogo: uma casa, uma loja, uma pessoa. Era surpreendente quanta fumaça um corpo humano era capaz de soltar ao ser engolfado pelas chamas.

Surge também a figura do Bombeiro, um estranho que consegue controlar as chamas sem se machucar. Ele anda pelas ruas da cidade protegendo os infectados e Harper terá que confiar nele se quiser ter uma chance de salvar a si e ao seu filho.

Sobrevivendo num mundo em colapso

Eu gostei muito do livro. Acho que ele tem diversos momentos de tensão e perigo para os personagens. Isso não é algo que fica só para o final. O tempo todo eles estão em risco, lutando para sobreviver.

Também é um livro que abarca muitas reflexões. Existe o machismo do marido de Harper que é demonstrado na forma em como ele vê e age com a esposa. Há também o fanatismo religioso que se fortalece ainda mais em momentos de catástrofe, aqui esse tema tem papel fundamental para o desenvolvimento da história. Além disso, há a questão cientifica e as informações que chegam sobre a doença sendo analisada nos poucos lugares que ainda conseguem fazer isso.

– Tem duas infecções fora de controle. Uma delas é a Escama do Dragão. A outra é o pânico.

Ele é pesado em muitos momentos, ainda mais quando vemos as cenas com os personagens infantis que estão crescendo neste mundo em catástrofe.

A Harper definitivamente foi um problema para mim, achei a personagem muito infantilizada. Com o seu ideal de cuidado sendo a Mary Poppins, acaba soando boba. Ela é uma excelente enfermeira e mostra isso diversas vezes na história, também consegue ser bem esperta e ter uma boa análise da situação. Mas a infantilidade ainda a persegue durante todo o livro.

O Bombeiro é um personagem sensacional. É do tipo que literalmente está fazendo piada enquanto o mundo está pegando fogo.

Você está com medo de ser o Fim dos Tempos porque estamos cercados por morte e por ruínas. Mas você não sabia, enfermeira Willowes? A morte e a ruína são o ecossistema preferido do homem.

No geral, Mestre das Chamas podia ser mais curto, uma vez que vários pensamentos bobos da Harper não fazem a diferença alguma para a história, deixando-a cansativa.

Ainda assim, eu gostei demais da leitura. Como é um livro grande, ler no Kindle ajuda a manter o ritmo e não sentir tanto o peso das páginas.

O autor contou que os direitos da adaptação foram vendidos para a Fox, o material daria uma boa série. Mas com a compra da Fox pela Disney, acho que esse projeto foi para a gaveta, infelizmente.

Muito do que a vida tinha de melhor passava despercebido nos momentos em que você o tinha.

Joe Hill está trilhando bem o caminho do pai, Stephen King. Gostei muito de conhecer a sua escrita.

Siga nas redes sociais!

Facebook  ✚ InstagramGrupo no WhatsAppTwitter ✚  Pinterest ✚ Skoob

Comente!

%d blogueiros gostam disto: