O Gato leu: As coisas que perdemos no fogo

As coisas que perdemos no fogo – Mariana Enriquez
Editora: Intrínseca
Ano: 2017
Páginas: 192
Compre: Amazon

Desde o Desafio Leia Mulheres do ano passado eu buscava um livro de contos escrito por uma mulher.

As coisas que perdemos no fogo sempre me chamou a atenção pelo título e capa. Após ler a sinopse, tive certeza de que era o tipo de leitura que eu buscava e que tinha a ver com os meus gostos.

Foto: Debb Cabral/Gato que Flutua

Os doze contos de Mariana Enriquez usam o medo e o terror para explorar várias dimensões da vida contemporânea. Eles têm um estilo meio lenda urbana, mas conseguem ir além.

É tudo muito próximo. Mesmo as histórias tendo como ambientação a Argentina, país da autora, tudo o que nos é contado é estranhamente familiar.

Eu me dei conta, enquanto o menino sujo lambia os dedos lambuzados, do pouco que me importavam as pessoas, de como me pareciam naturais aquelas vidas desgraçadas. (Págs. 18 e 19)

São casas abandonas, mulheres agredidas, crianças esquivas. É aquilo que ignoramos diariamente e só nos interessamos quando a tragédia bate à porta. Ainda assim, não é com empatia, nosso interesse é com uma curiosidade mórbida.

Nós odiávamos as pessoas inocentes. (Pág. 58)

Eu devorei este livro. Meus contos preferidos são: “O menino sujo”, “Os anos intoxicados”, “Pablito clavó um clavito: uma evocação do Baixinho Orelhudo”, “Teia de aranha”, “Fim de curso”, “Nada de carne”, “O quintal do vizinho”, “Sob a água negra”, Verde vermelho alaranjado” e “As coisas que perdemos no fogo”. Praticamente todos!

Ele não queria me matar, só queria me tratar mal e me perturbar para que eu odiasse a minha vida e não restasse nem vontade de mudá-la. (Pág. 104)

Este livro mostra como tornamos as desgraças e dores algo comum, como naturalizamos a violência, principalmente quando ela não é com nós mesmos. Só nos atentamos para ela rapidamente, devoramos o que podemos e descartamos os restos.

As coisas que perdemos no fogo é um livro viciante. Recomendo demais a leitura!

 Siga nas redes sociais!

Facebook  ✚ Instagram ✚ Grupo no WhatsApp ✚ Twitter ✚  Pinterest ✚ Skoob

Comente!

%d blogueiros gostam disto: