O Gato leu: Cai o pano

Cai o pano – Agatha Christie
Editora: Nova Fronteira
Ano: 2009
Páginas: 224
Compre: Amazon

A proposta de janeiro do Desafio Leia Mulheres 2019 era “Um livro clássico”. Então, a escolha de Agatha Christe, a Rainha do Crime, foi imediata.

Cai o pano é o ultimo caso de Hercule Poirot, detetive belga já aposentado e um dos principais personagens de Agatha. Poirot volta com seu amigo, o capitão Arthur Hastings, ao cenário da primeira investigação em que trabalharam juntos: a mansão Styles, agora transformada em hotel.

Perspicaz, Poirot percebeu que também hospedado na antiga propriedade está um misterioso assassino, responsável por cinco crimes sem relação aparente entre si. Ao analisar o intrincado processo da mente criminosa, o detetive crê que um sexto assassinato será cometido. É preciso se antecipar ao criminoso, assim o grande mistério é: quem será a vitima?

[…] Todos, meu amigo, precisam de uma pitada de perigo em suas vidas. (Pág. 45)

Eu já havia lido outros livros que trazem o detetive como protagonista, como Os Trabalhos de Hércules, mas nunca li O misterioso caso de Stylesprimeira aventura de Poirot e que está diretamente ligada a Cai o pano. Fiquei com medo de sentir alguma dificuldade na leitura, mas isso não ocorreu. O caso anterior é mencionado diversas vezes e isto ajuda a formar na nossa mente o cenário em que a história ocorre e nos dá uma noção da relação que os personagens tem com ele.

Não havia somente um passado, mas também um presente sinistro. O espectro do assassino e de um assassinato assombrava a casa. (Pág. 115)

A amizade entre Poirot e Hastings consegue ser divertida e inspiradora até nos momentos mais difíceis. É perceptível a admiração que um tem pelo outro e o modo como suas personalidades se complementam.

Sua determinação tem que estar de acordo com o seu desejo. (Pág. 199)

Talvez o mais arriscado da carreira de Poirot, um caso em que todos parecem suspeitos e vítimas, Cai o pano conta com um final emocionante e surpreendente.

Vale a pena conferir!

Siga nas redes sociais!

Facebook  ✚ Instagram ✚ Twitter ✚ Google +  ✚ Pinterest ✚ Youtube ✚ Skoob

One thought on “O Gato leu: Cai o pano

Comente!

%d blogueiros gostam disto: