O Gato foi: Soure no Marajó

Na última semana de 2022, fui com minha mãe e minha irmã para Soure na Iha do Marajó.

Foi uma ótima viagem e, como sei que muita gente também quer conhecer, preparei este post com as informações dos lugares do nosso roteiro e orientações para os viajantes interessados. As indicações têm o link do site, rede social e/ou página no Google Maps, beleza?

Crianças andando de cavalo na Praia da Barra Velha em Soure. Foto: Debb Cabral

TRASLADO

A viagem para Soure tem a opção de lancha rápida, indo direto para lá, fazendo uma curta parada só em Salvaterra mas tendo Soure como destino final.

O Expresso Golfinho, da empresa Master Motors, é muito confortável, seus bancos são espaçosos e reclináveis, conta com banheiros, lanchonete e ar condicionado (leve um cobertor para a volta que é bem fria de madrugada). A passagem custa R$56,10 e a saída de Belém se dá do Terminal Hidroviário, às 08:15h, já a volta de Soure ocorre do trapiche (mesmo lugar onde se desce na chegada) e a saída é às 05:30h da manhã.

Não tem a opção de compra de passagem online, somente nos locais de embarque e desembarque. É bom checar as datas e vagas pelo WhatsApp. Chegamos em Soure antes do meio-dia e na hora do almoço já estávamos na Praia da Barra Velha (falarei dela mais a frente).

HOSPEDAGEM

Como viajamos em três mulheres e sem carro, sempre damos preferência para pousadas mais centrais. Esse foi um dos motivos de escolhermos a Pousada Solar Encanto do Marajó. Ela está localizada de frente para a orla da cidade e levamos apenas cinco minutos de caminhada do trapiche até ela. Isso fez muita diferença na hora da nossa volta quando saimos às 05:30h da manhã e por baixo de uma chuva fraca.

A pousada é muito agradável e acolhedora, colorida e cheia de plantas, possui áreas de convivencia e até espaço para jogos de tabuleiro. Ela não oferece café da manhã (já sabiamos disso), mas isso não chega a ser um problema.

Ficamos três noites lá e a diária de um quarto para três pessoas saiu por R$220,00, reservamos pelo próprio site da pousada. O quarto tinha banheiro, geladeira, uma pia estilo cozinha, TV, wi-fi e ar condicionado, além de toalhas e roupa de cama.

O diferencial da pousada é o seu atendimento. A Jéssica nos recebeu muito bem desde o primeiro momento, sempre com um cafezinho e boas dicas e contatos. Isso faz a diferença porque, apesar de dar de se fazer muita coisa a pé por Soure (o que eu recomendo muito), para algumas nós precisamos de moto-táxis.

TRANSPORTE

Como eu disse, para alguns roteiros, os moto-táxis foram os nossos guias. Eles nos levaram e trouxeram de volta da Praia da Barra Velha no primeiro dia por R$10,00 o trecho. Já para a Praia do Pesqueiro, que é mais longe, o trecho custou R$20,00. Existem táxis na cidade e, por mais que a diferença de valores para o nosso grupo de três fosse pouca, preferimos as motos. A Jessica nos passou o contato do Adriano, da associação de moto-taxistas da cidade, e ele chamou mais dois colegas. Eles foram educados, respeitosos e também nos contavam sobre a cidade e os outros passeios que poderiamos fazer.

ALIMENTAÇÃO

No geral, achei muito bom comer em Soure. Os preços estavam ótimos em todos os lugares que fomos e as porções eram bem servidas. Sempre pediamos uma porção para duas pessoas que dava para nós três sem problemas.

Mercado Municipal de Soure. Foto: Dalissa Cabral

Café 100% Marajoara

Os dois cafés da manhã que tomamos na nossa viagem foram lá. Foi o único lugar que repetimos. O box fica no Mercado Municipal de Soure e foi indicação da própria pousada. Lá tem toda a variedade de tapiocas e pães caseiros típicos do Marajó com os mais diversos recheios e ótimos preços. Eles fazem delivery também. Pagamos no pix.

Restaurante Pai d’égua de Soure

Fica na Praia da Barra Velha e tem um excelente atendimento. Foi indicação do Adriano moto-táxi. Eles são cuidadosos, bem humorados e gentis. Pedimos o “Peixe à pai d’égua” de dourada frita que vinha com arroz, feijão, farofa, vinagrete e batata sotê por R$72,00. Eles aceitam cartão, dinheiro e pix.

Fazendinha Buba

Café na Fazendinha Buba. Foto: Dalissa Cabral

É uma cafeteria. Fomos lá na nossa primeira noite tomar um lanche. Eles trabalham com os tradicionais pães caseiros e têm fabricação própria de pão de queijo do Marajó. Pedimos diversas coisas, mas destaco o Pão Caseiro com Queijo do Marajó e Orégano (R$8,00), o Cappuccino Artezanal Cremoso com Chantily (R$12,00), além do Pão de Queijo do Marajó com Doce de Leite do Marajó (R$,10,00). Ainda é possível comprar o pão de queijo congelado para levar, o pacote de 300g saiu por R$12,00. Eles aceitam pix e dinheiro.

Burrinho Lanches

Estávamos com vontande de um hambúrguer estilo lanche de rua e a Jessica da pousada nos indicou este que fica na orla da cidade. Nós três pedimos a mesma coisa: o Lanche do Walter (2 carnes, queijo do Marajó, bacon e salada) por R$16,00. Com mais o suco, saiu por R$20,00 para cada. O lanche é muuuito bem servido e o atendimento é educado. Pagamos com pix.

Restaurante Recanto dos Guarás

Fica na Praia do Pesqueiro. Também tem um bom atendimento e a comida é muito gostosa. Tem chalés em que se pode ter mais privacidade e até armar redes! Muito bom para quem vai com criança. Pedimos o “Filé de Dourada Marajoara” que vinha com arroz, farofa, feijão e vinagrete, além de uma cobertura de queijo do Marajó por cima do peixe por R$70,00. Eles aceitam cartão, dinheiro e pix.

Ilha Bela Pousada e Restaurante

Acho que é o mais conhecido da cidade, fica bem na orla. Fomos lá na nosso última noite. Pedi a Unha de Caranguejo (R$8,00) que estava deliciosa e tomei o sorvete Ice Búfalo (R$13,00), criação e produção local. Ele é um sorvete feito com leite de búfala, doce de leite de búfala e queijo de búfala. Surreal de tão gostoso. Experimentamos também a Sopa de Caranguejo por R$28,00. Lá é um bom lugar para o fim de tarde, tomar um sorvete e ver o por-do-sol da orla. Para quem gosta de tranquilidade, é bom ir cedo antes de colocarem música para tocar na caixa de som ou ao vivo. Aceitam cartão, dinheiro e pix.

Ponto do Queijo

Fica proximo à orla da cidade e lá conseguimos comprar as delicias que tanto gostamos e queriamos trazer para casa. O Queijo do Marajó e o Doce de Leite do Marajó, ambos de 250g por R$15,00 cada. Pagamos no dinheiro e pix.

PRAIAS

Praia da Barra Velha

Praia da Barra Velha em Soure. Foto: Debb Cabral

Foi a nossa praia favorita. Ele fica bem proxima do centro da cidade e é linda. Nos encatamos desde o primeiro momento. Lá dá para ver de perto o mangue e até os caranguejos andando!

Praia do Pesqueiro

Fim de tarde na Praia do Pesqueiro. Como a água está mais baixa, dá pra ver as áreas de argila na areia. Foto: Debb Cabral

É a mais conhecida da ilha. É bem grande e mais bem estruturada. Gostamos bastante também, mas é preciso tomar cuidado com a argila presente em algumas áreas da água. Fique na área sinalizada com as bandeirinhas que significa que é a parte da areia. Com a argila e as ondas fortes a gente escorrega de verdade, perdi meus óculos de sol nessa brincadeira. 🥲

ARTESANATO E CULTURA LOCAL

O Marajó é conhecido pelo seu artesanato de identidade própria e fomos atrás dele.

Na Praia da Barra Velha compramos bijuterias feitas com couro de bufálo e resina da Bijuox da Manu. Trabalho lindo, feito à mão e vendido por ela própria na praia.

Casa do Artesanato Pretinho da Bacabeira em Soure, na Ilha do Marajó. Foto: Dalissa Cabral

Proximo ao Mercado Municipal fica localizada a Casa do Artesanato Pretinho da Bacabeira. Lá vende de tudo, desde imãs até camisas marajoaras. Pagamos nossas compras lá no dinheiro e pix.

Falando em camisa marajoara, minha irmã também conseguiu comprar uma peça bordada à mão pela Dona Filomena, uma dica que vimos no instagram do Caio Braz quando ele visitou o Pará na época do Círio de 2022.

Artesanato marajoara no Belas Artes Artesanato. Foto: Dalissa Cabral

Já na Praia do Pesqueiro foi onde, dentro do nosso roteiro, encontramos mais opções: Belas Artes Artesanato e o  Chalé da Arte. As duas lojinhas contam com produtos para todos os bolsos, desde os tradicionais imãs de geladeira (R$5,00) até grandes esculturas e vasos em cerâmica. Compramos vários itens pequenos e médios, como pratos e vasos que estavam entre R$10,00 e R$20,00. Pagamos no pix.

Ainda entramos na Igreja Matriz Nossa Srª. da Consolação e lá compramos lembrancinhas de cunho religioso.

SALVATERRA

Fomos um dia em Salvaterra. Atravessamos de bote (como chamam) com o seu Junior por R$6,00 e pagamos no dinheiro. A travessia dura uns 20 minutos. Ele parte e chega dos Trapiches Municipais de Soure e de Salvaterra.

Debb Cabral em um barco na travessia de Soure para Salvaterra na Ilha do Marajó.
No barco atravessando para Salvaterra. Foto: Dalissa Cabral

Chegamos lá por baixo de chuva e pegamos um táxi até a Praia Grande, saiu por R$20,00 a corrida, mas a praia não era longe, o problema era a chuva mesmo. O taxista era o Sr. Gito, seus contatos são (91) 99347-1363 e 98094-1257.

Ficamos na Barraca da Kezia e o atendimento lá e educado, mas a comida não era tão gostosa quanto tudo o que já tinhamos comido em nossa viagem. O preço é similar ao das demais praias que fomos em Soure. Na proxima, irei testar outra barraca.

Trapiche Municipal de Salvaterra com vista para Soure no Marajó. Foto: Debb Cabral

A praia em si era gostosa e realmente bem grande. Voltamos a pé pela orla da cidade até o Trapiche Municipal, lugar onde o Seu Junior nos deixou na ida e nos encontraria na volta. A orla conta com vários espaços para ficar vendo a praia, além de esculturas para tirar fotos. Muito bom para o fim de tarde.

Proximo ao Trapiche Municipal está localizada a Casa do Artesão de Salvaterra, um bom espaço para comprar lembranças, com itens de todos os tamanhos e preços. Pagamos nossas compras lá com pix.

Acho que é isso, se eu lembrar de algo mais, atualizo o post. Lembrando que a nossa viagem foi realizada em dezembro de 2022, entre o Natal e o Ano Novo, por isso, desta data até o momento em que você está lendo esta postagem algumas coisas podem ter mudado, beleza?

Espero que tenham gostado. Esse tipo de conteúdo dá muito trabalho de fazer (foram 5 dias compilando as informações!), mas quero compartilhar cada vez mais essas experiências por aqui.