O Gato leu: Tau – Senhor da Putrefação

Tau – Senhor da Putrefação – Andrei Simões
Editora: Folheando
Ano: 2019
Páginas: 198
Compre: Amazon

Depois de um longo tempo sem postar nada por aqui, eu voltei!

Aprendi muita coisa nestes últimos meses e vivi muita coisa também, mas isso vou deixar para compartilhar nos posts de crônicas, ok?

Hoje trago a resenha do livro Tau – Senhor da Putrefação, do amigo e escritor paraense, Andrei Simões.

No livro, reencontramos velhos conhecidos como Nina, “Aquele Que Lê” e o protagonista da história em estado de putrefação. Vivemos nesta novela seriada o terror da suspensão dos sentidos.

Quando nos tornamos poços pútridos de omissão e falta de vontade, simplesmente nos satisfazemos com qualquer coisa. A vontade verdadeira é a alma do homem. (Pág. 27)

Mais do que o relançamento de Putrefação (meu livro preferido do autor), esta nova obra amplia seu universo com novos personagens, lugares e dores. Assim, em Tau – Senhor da Putrefação, temos a obra original e, ligadas a ela, temos mais sete histórias inéditas. Tudo ilustrado por Talita Abreu.

Oito cadáveres nos ensinam sobre a vida, sobre o peso das nossas escolhas e ações. A claustrofobia do silenciamento está lá com as diversas personagens femininas que permeiam a obra.

A dor sempre mata a intenção do sorriso. (Pág. 44)

A morte da existência só chega no derradeiro fim? E se ela chegar bem antes? E se não existir fim? A vida no automático, a falta de liberdade, o medo, a solidão, o preconceito. Tudo isso não nos mata aos poucos?

Através de metáforas, Andrei Simões fala sobre assuntos bem atuais e reais, como o machismo no capítulo “Enjaulando Tainá”. Outro capítulo que merece destaque é “Imputrefato”, o autor inclusive o disponibilizou na versão em áudio.

Nas histórias de Andrei Simões, quando encontro um lampejo de felicidade, retorno à repetição da dor. Percebo, então, que ela sempre esteve aqui e que eu sempre estarei também.

Deixo vocês com esta indicação e a seguinte questão: existe paz na morte?

Siga nas redes sociais!

Facebook  ✚ Instagram ✚ Twitter ✚  Pinterest ✚ Skoob

One thought on “O Gato leu: Tau – Senhor da Putrefação

Comente!

%d blogueiros gostam disto: