Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the jetpack domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home1/gatoq426/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114

Deprecated: Hook custom_css_loaded is deprecated since version jetpack-13.5! Use WordPress Custom CSS instead. O Jetpack não é mais compatível com CSS personalizado. Leia a documentação do WordPress.org para saber como aplicar estilos personalizados ao seu site: https://wordpress.org/documentation/article/styles-overview/#applying-custom-css in /home1/gatoq426/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
Burnout de conteúdo – GatoQueFlutua

Burnout de conteúdo

Você dá conta de tudo o que se propõe a fazer? Eu não. E percebi que nem sempre o problema é que não me dedico o suficiente, às vezes não dá mesmo! Sou só uma e meus clones ainda não chegaram para me ajudar a abraçar todas as possibilidades do mundo.

Estou falando isso por conta de uma discussão levantada no Instagram pela Gabi Barbosa com base nos tweets da @anaguadalupe. A questão central era o burnout de conteúdo. Para quem não conhece o termo, burnout é um distúrbio psíquico caracterizado pelo estresse e esgotamento emocional, ele é provocado pelo excesso de envolvimento com as questões relacionadas ao trabalho.

Cena de THE BIG BANG THEORY
A temporada final de The Big Bang Theory foi a última que vi e só consegui porque marquei na agenda como um compromisso

E como isso se relaciona com conteúdo e entretenimento? Tem aquela série que todo mundo está falando e você ainda não viu, aquela música nova do artista favorito que você não sabia sequer que ele que tinha lançado, os stories da viagem da blogueira que você ama e que não conseguiu parar para assistir, o podcast jornalístico que você curte mas não tem dado uma atenção eficiente, o livro que você comprou no lançamento meses atrás e nem começou a ler, aquela newsletter com dicas profissionais que você assina e nunca abre, aquele tutorial em vídeo que fica te encarando da barra de favoritos do navegador. E tudo isso acontece junto da vida.

Você está consumindo conteúdo ou o conteúdo está consumindo você?

Tem também a questão do FOMO (fear of missing out) e o medo de estar de fora das coisas. Às vezes chego em casa e descubro que estava rolando o maior debate na internet sobre algo que eu acho interessante mas fiquei de fora. Poxa, às vezes acontece mesmo. Eu também estou criando meus próprios conteúdos, estou trabalhando, estudando, seguindo a vida ou fazendo vários nadas e está tudo ok.

UMA COISA DE CADA VEZ

Vou ao cinema durante a semana, acho mais tranquilo e o meu trabalho permite um horário flexível. É engraçado pois sempre que estou pronta para começar a ver o filme, tudo acontece. É a chefa ao telefone, mensagens no whatsapp, e-mail pedindo algum material… Eu corro pra entregar tudo antes do filme iniciar e, a partir do momento em que as luzes de apagam, me permito estar em outro mundo por algumas horas.

Quando sair, lido com o que for necessário, mas lá dentro a minha atenção é plena para a história que está sendo contada.

Tento trazer pequenas mudanças de comportamento para a minha vida. Só mexo no celular no intervalo da TV, carrego totalmente a bateria do notebook e só trabalho com ele fora da tomada como que em uma contagem regressiva de energia que me coloca mais focada.

FREQUÊNCIA X INTERESSE

Eu trabalho com comunicação e sei como que tem um lado perverso das redes que obrigam o criador de conteúdo a ter uma frequência de postagem altíssima para conseguir alcance. Isso frustra uma galera que, como eu, cria conforme a vontade de compartilhar.

Ao mesmo tempo, nunca tivemos tanta oferta de informação disponível. Isso é bom e é ruim. A informação sozinha não vale nada, é no outro que ela tem sentido, é na comunicação que atinge as pessoas. As fake news fazem parte desse grande mar de informações e conteúdos, sabiam? Cabe a todos nós refletirmos sobre o como e o porquê de estarmos consumindo algo.

E você, já fez a curadoria de conteúdo da sua vida?

Siga nas redes sociais!

Facebook  ✚ Instagram ✚ Grupo no WhatsApp ✚ Twitter ✚  Pinterest ✚ Skoob

Comente!