O Gato leu: Heróis de Novigrath

Heróis de Novigrath – Roberta Spindler
Editora: Suma
Ano: 2018
Páginas: 292
Compre: Amazon

Já faz algum tempo que eu estava empacada nas leituras. O mal-estar pós-eleição e as demandas de trabalho contribuíram muito para isso, mas aqui estou eu!

Depois de vários livros de ficção política, peguei Heróis de Novigrath para ler e relaxar um pouco. Gostei muito do livro da autora paraense Roberta Spindler. HdN mergulha no universo dos e-Sports para contar uma aventura entre amigos.

Na trama, Heróis de Novigrath é mais que um jogo de computador. É um esporte. Uma paixão mundial que atrai milhões de torcedores fanáticos para estádios, banca equipes famosas e movimenta uma indústria milionária.

Conhecemos Pedro, antigo jogador profissional que teve a carreira abalada seriamente. Heróis de Novigrath ainda é seu grande amor, mas seus dias de glória terminaram. Um dia ele recebe a visita de Yeng Xiao — seu herói favorito do game.

Significa que a crença humana nos deu força e nos mantém vivos. Extrapolamos o imaginário, o ambiente virtual, graças a vocês. (Pág. 28)

O lanceiro conta que ao redor do mundo, jogadores alimentam o game com sua paixão e, sem saber, com sua energia vital. Agora, os monstros da terra de Novigrath estão a um passo de invadir o nosso mundo e os Defensores de Lumnia precisam de um time que possa restaurar a força do lado dos heróis.

O plano final de Asgorth é acabar com a barreira entre as duas realidades. Eles querem governar os humanos. (Pág. 29)

Mesmo com a incerteza do motivo pelo qual uma tarefa tão decisiva foi dada em suas mãos, Pedro aceita a demanda e forma um time de cinco jovens com a missão de vencer o jogo e a batalha pela humanidade.

Um fracassado nunca poderia salvar o mundo. (Pág. 32)

Confesso que não jogo nada do tipo e fiquei com medo de me sentir perdida na história, mas isso não aconteceu. Fora algumas expressões do gênero que eu não sabia, mas que entendia pelo contexto, não senti dificuldade alguma.

– Guardar os verdadeiros sentimentos para si nunca faz bem. Uma pessoa tem que ser livre para fazer suas escolhas, para cometer os próprios erros. (Pág. 184)

O que eu mais gostei em Heróis de Novigrath foi a evolução que cada personagem tem. É muito bom ver o quanto que aquela experiência fortalece a amizade, a autoestima e o caráter dos personagens. Quem eu mais gostei de acompanhar foi o próprio Pedro, que começa o livro cheio de amargura e nos surpreende a cada capítulo.

A arte da capa ilustra muito bem os personagens e ajuda na hora de imagina-los nas diferentes situações. Que pena que HdN não existe fora do livro, certamente faria muito sucesso. A Roberta Spindler está de parabéns, não apenas pela história cativante, mas pelo universo que criou. Ela conseguiu inventar um mundo na linguagem dos games que conversa muito bem com a literatura. Nunca tinha lido nada do tipo.

Siga nas redes sociais!

Facebook  ✚ Instagram ✚ Twitter  ✚ Pinterest  Skoob

Comente!

%d blogueiros gostam disto: