O Gato leu: Mensagem

Mensagem – Fernando Pessoa
Editora: Martin Claret
Ano: 2002
Páginas: 118
Compre: Amazon

Fazia muito tempo que eu não lia poesia. Em 2016 até inclui nas metas, mas acabei não cumprindo do jeito que deveria. Ganhei um livro do Fernando Pessoa e o tema do PA Book Club de fevereiro foi poesia. Era, então, a oportunidade perfeita e eu a aproveitei.

A vida é breve, a alma é vasta;

Ter é tardar. (Pág 20)

Em Mensagem, nós temos o ufanismo de Pessoa em destaque. Única obra publicada durante a vida do autor, o poema de várias paginas exalta Portugal, sua história, lideres e religião. Nestes tempos de exposição da corrupção extrema do Brasil, não consegui deixar de sentir um pouco de inveja da paixão que Fernando Pessoa tinha por sua pátria. Sou uma brasileira que, como muitos, está desanimada com o país e ao ver um autor contar ao mundo as proezas de sua terra natal, mesmo que esquecendo e romantizando os erros, me chamou a atenção.

Tudo é incerto e derradeiro.

Tudo é disperso, nada é inteiro.

Ó Portugal, hoje és nevoeiro… (Pág. 64)

Talvez o que eu mais tenha tirado da leitura de Mensagem (que não é um poema fácil) seja isso, rever com mais paixão a minha pátria e querer que ela tenha seus dias de glória para poder contar a todos sobre eles.

Confesso que gosto mais dos heterônimos do que do próprio Fernando Pessoa. Por isso me senti presenteada ao encontrar no final do livro poemas de Álvaro de Campos, Alberto Caeiro e Ricardo Reis. Uma mesma mente abrigava diferentes pontos de vistas e sensibilidades poéticas. Assim, cada heterônimo tinha a sua personalidade.

Para ser grande, sê inteiro: nada

Teu exagera ou exclui.

Sê todo em cada coisa. Põe quanto és

No mínimo que fazes. (Pág. 124)

Nas vozes de Caeiro e Campos consegui encontrar um olhar que se deslocou da pátria e mirou para dentro de si. Uma reflexão que me interessa muito mais. Nestes poemas avulsos me senti muito mais íntima do autor.

Esta edição da Martin Claret conta no final com um complemento de leitura. São questões e exercícios com o objetivo de potencializar reflexões sobre a obra, o autor e seu contexto.

Siga nas redes sociais!

Facebook  ✚ Instagram ✚ Twitter  ✚ Pinterest  Skoob

Comente!

%d blogueiros gostam disto: