O Gato leu: Tudo sobre The Walking Dead

Tudo sobre The Walking Dead – Paul Vigna
Editora: Pixel Media
Ano: 2017
Páginas: 324
Compre: Amazon

Eu estou muito satisfeita com este lançamento da Pixel Media. Gosto muito de livros de bastidores e que contam histórias do processo de criação de alguma obra. Tudo sobre The Walking Dead vai além disso, ele propõe uma reflexão sobre este fenômeno, abordando desde a sua ressonância cultural até seu aspecto mercadológico. Para quem é formada em comunicação e trabalha com cultura, como eu, este livro é uma aula!

O guia é muito bem dividido e traz, a cada capítulo, o resumo de uma temporada. Quando vi esses resumos no sumário achei desnecessários, mas conforme a leitura percebi o quanto que eles são essenciais, afinal são sete temporadas (até o lançamento do livro). Muitos eventos importantes aconteceram com os personagens e esses resumos ajudam a nos organizarmos cronologicamente.

Quando estes seres humanos perfeitamente espelháveis veem-se em uma realidade avassaladora, em que se vive cada momento desperto ou de sono em perigo mortal, e os roteiristas tratam tudo isso da forma mais vida-real possível, o resultado é mais do que um programa de TV: cria-se um laço visceral entre a plateia e os personagens, o qual nenhum seriado consegue imitar. (Pág. 16)

O autor traça um panorama do gênero zumbi, destacando George Romero que mudou a forma de apresentar estes seres e influenciou diretamente os criadores de TWD. Mas o livro vai além, ele reflete sobre a ideia de chegar ao extremo de si mesmo, mostrando os monstros que podemos nos tornar. Com um olhar de fã, mas sem deixar de ser crítico, Vigna entende que a série é sobre pessoas, seres humanos falhos tentando dar o melhor de si.

O gancho é o zumbi, mas a substância é a dinâmica do ser vivo naquele mundo. (Pág. 73)

Há debates sobre os mais diversos temas, como a saída de Frank Darabot e o processo judicial contra a AMC; estudos acadêmicos sobre a série; a aparição de Negan e o grau de violência apresentado na TV; estoicismo e autocontrole em situações extremas; o polêmico caso Glenn no beco; os rumos que a trama pode tomar para um desfecho; entre outros.

Pense no que é o seriado além dos zumbis: o colapso da sociedade, uma luta macabra pela sobrevivência e o empenho para reconstruir algo que lembre o mundo anterior a partir dos escombros. A maioria das histórias de zumbis nunca explora esses pontos com tanta profundidade, se é que os explora, pois não dura o suficiente para chegar a esses temas. (Pág. 167)

Encontrar referências a nomes como Stuart Hall, que eu conheci na faculdade de jornalismo, mostra o quanto este guia se aprofunda ao analisar o impacto da série em nossa sociedade e vice-versa. Se você se interessa por comunicação, cultura, entretenimento, industria cultural, mídia e mercado, este livro é para você. Ele é sim para os fãs de TWD, mas também é para todos aqueles que se interessam pelos grandes fenômenos culturais contemporâneos.

Recomendo muito e fico feliz em anunciar que a Pixel Media já está com outro lançamento neste mesmo sentido. A Cruzada Mascarada nos traz detalhes sobre o impacto do Batman na cultura pop.

✚ Vale a pena conferir!

Siga nas redes sociais!

Facebook  ✚ Instagram ✚ Twitter ✚ Google +  ✚ Pinterest ✚ Youtube ✚ Skoob

Comente!

%d blogueiros gostam disto: