Quando tomei contato com a história do relacionamento de Evan Rachel Wood com Marilyn Manson, não soube de muita coisa. Não a conhecia e nunca fui fã dele, então, me absti de me aprofundar em uma história pesada naquela hora, pois nem sempre estamos bem para isso. O que sempre tive em mente sobre o caso era a grande diferença de idade do casal, algo que é repetidamente um sinal de alerta.
O documentário Renascendo das Cinzas (Phoenix Rising, no original) consegue ser pesado até para quem está acostumada a histórias de crime reais, como eu. Ouvir Evan contar tudo o que passou é difícil. Vemos o seu medo. Mesmo para uma pessoa tão pública quanto ela, o sentimento ainda é de insegurança tamanho o poder que o outro ainda exerce.
Ela era uma adolescente quando os dois se envolveram, ele tinha 37 anos e era casado. Mesmo com sua aparência estranha, ele conseguia encantar, dizia coisas que a faziam se sentir especial e digna de atenção. Ao mesmo tempo, buscava afastá-la de sua família e amigos. Este é outro sinal de alerta.
Este é um documentário muito forte. Fica aqui os alertas de gatilho de violência doméstica, abuso sexual, cárcere privado e outros tipos de violência. Evan nos traz o seu pedido de socorro, atenção e empatia. Mesmo diante das câmeras, a violência ocorria e ela, a vítima, era a mais atacada.
Além disso, Renascendo das Cinzas consegue ser didático ao exclarecer os diferentes tipos de violências e violações. Com apoio de textos e de ilustrações, temos os nomes corretos para chamar e denunciar os crimes.
Um dos pontos de destaque é a ação da Evan Rachel Wood ao buscar mudar a lei sobre as denúncias de violência doméstica. Quando ela se sentiu mais fortalecida a ponto de conseguir denunciar, o prazo já havia prescrito. Neste momento, ela percebeu o quanto que a legislação não acolhia estas mulheres que precisam de, em média, 07 a 10 anos para conseguirem contar suas histórias.
Evan precisou de muito tempo para perceber a situação em que vivia, precisou de tempo para se libertar dela, precisou de mais tempo para poder contar ao mundo que foi vítima de diversos crimes e, por fim, precisou de mais tempo ainda para dar o nome do seu agressor.
Que a coragem de Evan Rachel Wood nos ajude a debater e combater ainda mais a violência contra a mulher. Que todas nós possamos nos sentir protegidas e sem medo de sermos a próxima vítima.
Renascendo das Cinzas conta com dois capítulos e está disponível aos assinantes do HBO Max.
Siga nas redes sociais!
Facebook ✚ Instagram ✚ Grupo no WhatsApp ✚ Twitter ✚ Pinterest ✚ Skoob