O Sabiá e os Pássaros de Fogo – Victor e Natália Allenspach
Editora: Independente
Ano: 2020
Páginas: 42
Baixe gratuitamente: AQUI
Victor Allenspach já é um nome comum aqui nas resenhas do blog. Desde a sua ficção científica A Procura de Vida Inteligente; passando por Feijoada de Bacalhau, seu relato de viagem em Portugal; até Epílogo, sua recente distopia apocalíptica, ele tem resenhas aqui no blog.
No primeiro semestre de 2020, o Victor me falou que escreveu um livro infantil em parceria com sua irmã, Natália Allenspach, que é bióloga e observa aves há 10 anos; e o ilustrador Charles Paixão. É claro que eu topei ler, mas aí veio a pandemia e a vida de ninguém mais foi a mesma.
Entrei no ritmo de leituras novamente e terminei a de O Sabiá e os Pássaros de Fogo bem a tempo de hoje, Dia das Aves, uma data comemorativa que ainda conta com o Sabiá, protagonista desta aventura literária, sendo considerado a Ave Nacional do Brasil.
Na história, um jovem sabiá-poca desvenda um grande mistério enquanto percorre algumas das principais áreas verdes de Bragança Paulista (SP). Enquanto isso, os irmãos Fernando e Elisa correm contra o tempo para avisar os adultos sobre os perigos de uma tradição que ocorre toda virada de ano.
A leitura é simples as ilustrações ajudam a ter uma noção das características de cada animal. A história estimula uma relação saudável entre os seres humanos e a natureza, na qual os espaços são respeitados.
— Humanos são estranhos — responde Garça, sem tirar os olhos da água. — Eles não têm bico. (Pag.12)
É muito revelador descobrir o que são realmente os pássaros de fogo e o impacto da ação humana no meio ambiente.
No final do livro temos fotos, o nome científico e a descrição de cada pássaro que aparece na aventura.
A ideia é despertar em crianças e jovens a curiosidade pela observação das aves de sua região. É interessante ver a história situada em um município específico do Brasil, no caso Bragança Paulista, cidade na qual os irmãos escritores cresceram.
O Sabiá e os Pássaros de Fogo é o primeiro livro da série Aves da Minha Cidade. Cada história terá lugar em uma cidade diferente, destacando aspectos locais e culturais enquanto apresentará espécies de aves que podem ser encontradas naquela área urbana.
É o início de um projeto e o livro está com download gratuito. A intenção é que em breve se tenha uma tiragem impressa dele para distribuição em escolas públicas do município.
Siga nas redes sociais!
Que bacana!
Não conhecia o livro, não sou tantooo de ler, mas esse me parece interessante 🙂
Adorei seu cantinho 🙂
http://www.heyimwiththeband.com.br/
Oieee.
Ler é um hábito que vamos construindo aos poucos.
Sempre falo aqui no blog que cada pessoa tem seu ritmo e deve se respeitar. 🙂
Que bom que você gostou da dica!
Abração!
Debb
Obrigada pela sua visita lá no blog! ♥
E sim, preciso aprender e ter mais o hábito da leitura 🙂
https://www.heyimwiththeband.com.br/