O Gato leu: O Sabiá e os Pássaros de Fogo

O Sabiá e os Pássaros de Fogo – Victor e Natália Allenspach
Editora: Independente
Ano: 2020
Páginas: 42
Baixe gratuitamente: AQUI

Victor Allenspach já é um nome comum aqui nas resenhas do blog. Desde a sua ficção científica A Procura de Vida Inteligente; passando por Feijoada de Bacalhau, seu relato de viagem em Portugal; até Epílogo, sua recente distopia apocalíptica, ele tem resenhas aqui no blog.

No primeiro semestre de 2020, o Victor me falou que escreveu um livro infantil em parceria com sua irmã, Natália Allenspach, que é bióloga e observa aves há 10 anos; e o ilustrador Charles Paixão. É claro que eu topei ler, mas aí veio a pandemia e a vida de ninguém mais foi a mesma.

Foto: Debb Cabral/GatoQueFlutua

Entrei no ritmo de leituras novamente e terminei a de O Sabiá e os Pássaros de Fogo bem a tempo de hoje, Dia das Aves, uma data comemorativa que ainda conta com o Sabiá, protagonista desta aventura literária, sendo considerado a Ave Nacional do Brasil.

Na história, um jovem sabiá-poca desvenda um grande mistério enquanto percorre algumas das principais áreas verdes de Bragança Paulista (SP). Enquanto isso, os irmãos Fernando e Elisa correm contra o tempo para avisar os adultos sobre os perigos de uma tradição que ocorre toda virada de ano.

A leitura é simples as ilustrações ajudam a ter uma noção das características de cada animal. A história estimula uma relação saudável entre os seres humanos e a natureza, na qual os espaços são respeitados.

— Humanos são estranhos — responde Garça, sem tirar os olhos da água. — Eles não têm bico. (Pag.12)

É muito revelador descobrir o que são realmente os pássaros de fogo e o impacto da ação humana no meio ambiente.

No final do livro temos fotos, o nome científico e a descrição de cada pássaro que aparece na aventura.

A ideia é despertar em crianças e jovens a curiosidade pela observação das aves de sua região. É interessante ver a história situada em um município específico do Brasil, no caso Bragança Paulista, cidade na qual os irmãos escritores cresceram.

O Sabiá e os Pássaros de Fogo é o primeiro livro da série Aves da Minha Cidade. Cada história terá lugar em uma cidade diferente, destacando aspectos locais e culturais enquanto apresentará espécies de aves que podem ser encontradas naquela área urbana.

É o início de um projeto e o livro está com download gratuito. A intenção é que em breve se tenha uma tiragem impressa dele para distribuição em escolas públicas do município.

Siga nas redes sociais!

Facebook ✚ Instagram ✚ Twitter ✚ Pinterest ✚ Skoob

3 thoughts on “O Gato leu: O Sabiá e os Pássaros de Fogo

    1. Oieee.
      Ler é um hábito que vamos construindo aos poucos.
      Sempre falo aqui no blog que cada pessoa tem seu ritmo e deve se respeitar. 🙂
      Que bom que você gostou da dica!

      Abração!
      Debb

Comente!

%d blogueiros gostam disto: