O Gato leu: Garota Exemplar

Garota Exemplar – Gillian Flynn
Editora: Intrínseca
Ano: 2013
Páginas: 448
Compre: Amazon

Eu não tenho palavras para dizer o quanto esta obra significa muito para mim. Sem dar spoilers, basta dizer que o monólogo de Amy Dunne veio na minha cabeça em dois momentos de crise da minha vida. As palavras dela foram a resposta que eu precisava.

Resenha do livro "Garota Exemplar", de Gillian Flynn, publicada em abril de 2020, no blog Gato que Flutua, por Debb Cabral
Foto: Debb Cabral

Na trama, na manhã de seu quinto aniversário de casamento, Amy, a linda e inteligente esposa de Nick Dunne, desaparece de sua casa às margens do Rio Mississippi.

Ninguém sabe o que houve, os rastros pela casa dão a aparência de um crime violento. Além disso, as passagens do diário de Amy revelam sobre a sua personalidade e sobre o estado crítico do casamento com Nick.

“Você literalmente mentiria, enganaria e roubaria – caramba, você até mataria – para convencer as pessoas de que é um bom sujeito”, disse Go certa vez. (Pág. 55)

O marido é o principal suspeito sempre nestes tipos de caso e, com Nick, isso não é diferente. Ele sente a pressão da polícia e da opinião pública. Com sua irmã gêmea, Margo, a seu lado ele segue pistas e tenta entender o que realmente aconteceu.

“Onde está Amy?” é a pergunta que todos se fazem. A resposta dela pode custar vidas.

Meu marido é o homem mais leal do planeta, até deixar de ser. (Pág 115)

Garota Exemplar é um livro viciante. Começamos meio perdidos, tentando entender como que é o casamento de Nick e Amy. Conhecemos os mesmos momentos pelos dois pontos de vista e trocamos de opinião a cada instante.

Amy é analítica, Nick é evasivo. Essa combinação é boa em um casamento?

Você sempre teve problemas com a verdade, sempre apelou para uma pequena mentira se achava que podia evitar uma discussão de verdade. Você sempre fez as coisas do jeito mais fácil. (Pág. 222)

Dentro de uma história de suspense eletrizante, não tem como deixar de pensar: onde está o erro? Em que momento o casamento falha e os acordos existentes, mas nunca verbalizados são quebrados? De quem é a culpa?

Eu nunca amara ninguém que não tivesse segundas intenções. Como poderia saber? (Pág. 380)

Este é um livro sobre relacionamentos, acordos e expectativas. Amy Exemplar é a menina perfeita que os pais de Amy criaram como personagem em suas histórias. A imagem do outro sobre nós pesa muito. Ela muitas vezes é definidora das nossas escolhas e a origem dos nossos traumas.

Adaptação para o cinema

Em 2014, o livro foi parar no cinema com a direção de David Fincher (o mesmo que adaptou Clube da Luta). O longa trouxe Ben Affleck e Rosamund Pike no papel do casal principal.

Fincher é excelente em adaptações, pois ele respeita muito o material original e as mudanças que faz têm sentido dentro da narrativa cinematográfica. Além disso, as atuações estão excelentes.

Fica aqui a minha dica de que, se possível, leia o livro antes de ver o filme. Eu revi após a leitura e foi ainda melhor a experiência. Assim, veja só as fotos dos atores e siga somente com a imagem deles nos personagens.

Vale muito a pena conferir!

Siga nas redes sociais!

Facebook  ✚ Instagram ✚ Twitter ✚  Pinterest ✚ Skoob

Comente!

%d blogueiros gostam disto: