Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the jetpack domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home1/gatoq426/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114

Deprecated: Hook custom_css_loaded is deprecated since version jetpack-13.5! Use WordPress Custom CSS instead. O Jetpack não é mais compatível com CSS personalizado. Leia a documentação do WordPress.org para saber como aplicar estilos personalizados ao seu site: https://wordpress.org/documentation/article/styles-overview/#applying-custom-css in /home1/gatoq426/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
O Gato leu: Tau – Senhor da Putrefação – GatoQueFlutua

O Gato leu: Tau – Senhor da Putrefação

Tau – Senhor da Putrefação – Andrei Simões
Editora: Folheando
Ano: 2019
Páginas: 198
Compre: Amazon

Depois de um longo tempo sem postar nada por aqui, eu voltei!

Aprendi muita coisa nestes últimos meses e vivi muita coisa também, mas isso vou deixar para compartilhar nos posts de crônicas, ok?

Hoje trago a resenha do livro Tau – Senhor da Putrefação, do amigo e escritor paraense, Andrei Simões.

No livro, reencontramos velhos conhecidos como Nina, “Aquele Que Lê” e o protagonista da história em estado de putrefação. Vivemos nesta novela seriada o terror da suspensão dos sentidos.

Quando nos tornamos poços pútridos de omissão e falta de vontade, simplesmente nos satisfazemos com qualquer coisa. A vontade verdadeira é a alma do homem. (Pág. 27)

Mais do que o relançamento de Putrefação (meu livro preferido do autor), esta nova obra amplia seu universo com novos personagens, lugares e dores. Assim, em Tau – Senhor da Putrefação, temos a obra original e, ligadas a ela, temos mais sete histórias inéditas. Tudo ilustrado por Talita Abreu.

Oito cadáveres nos ensinam sobre a vida, sobre o peso das nossas escolhas e ações. A claustrofobia do silenciamento está lá com as diversas personagens femininas que permeiam a obra.

A dor sempre mata a intenção do sorriso. (Pág. 44)

A morte da existência só chega no derradeiro fim? E se ela chegar bem antes? E se não existir fim? A vida no automático, a falta de liberdade, o medo, a solidão, o preconceito. Tudo isso não nos mata aos poucos?

Através de metáforas, Andrei Simões fala sobre assuntos bem atuais e reais, como o machismo no capítulo “Enjaulando Tainá”. Outro capítulo que merece destaque é “Imputrefato”, o autor inclusive o disponibilizou na versão em áudio.

Nas histórias de Andrei Simões, quando encontro um lampejo de felicidade, retorno à repetição da dor. Percebo, então, que ela sempre esteve aqui e que eu sempre estarei também.

Deixo vocês com esta indicação e a seguinte questão: existe paz na morte?

Siga nas redes sociais!

Facebook  ✚ Instagram ✚ Twitter ✚  Pinterest ✚ Skoob

One thought on “O Gato leu: Tau – Senhor da Putrefação

Comente!