O Gato viu: O Iluminado

Sabe aqueles filmes que você já viu na infância, tem ciência que é bom, mas nunca parou para assistir com a devida atenção depois de adulta? Pois este é O Iluminado.

O Iluminado (The Shining, 1980) é uma adaptação do livro homônimo de Stephen King e se tornou um dos grandes clássicos do cinema, sendo constantemente lembrado e referenciado.

Na história, todo ano durante o inverno um homem é contratado para ficar como vigia em um hotel no Colorado. Desta vez, quem vai para lá é Jack Torrance (Jack Nicholson), com a mulher Wendy (Shelley Duvall) e seu filho Danny (Danny Lloyd).

Jack tem um histórico de alcoolismo e violência (fato que é muito mais abordado no livro). Estar no hotel era a oportunidade que ele tem de se acalmar, terminar de escrever seu livro e tentar colocar a vida em ordem. Sua família, apesar de continuar unida, está desequilibrada emocionalmente e com poucos recursos financeiros.

Porém, o isolamento intenso começa a causar problemas mentais sérios em Jack e vai afetando a todos da sua família de diferentes formas. O pai vai se tornado cada vez mais agressivo e perigoso, já Danny (que tem o dom da Iluminação) passa a ter visões de acontecimentos ocorridos no passado do hotel.

Wendy está no meio disso tudo, ela sabe que possui um filho com características especiais e vê o marido ficando cada vez mais louco. Para proteger o filho ela será capaz de lutar contra um Jack que se encontra possuído pelas vontades e desejos do hotel e de seus habitantes.

Vale muito a pena conferir este filme. Stanley Kubrick é considerado um dos melhores cineastas de todos os tempos. Ele fez um trabalho muito bom em O Iluminado. Em algumas partes foi bem fiel ao livro, já em outras mudou radicalmente, visto que se trata de uma adaptação.

Imperdível!

Siga nas redes sociais!

Facebook  ✚ Instagram ✚ Twitter ✚ Google +  ✚ Pinterest ✚ Youtube ✚ Skoob

Comente!

%d blogueiros gostam disto: