O Gato leu: Watchmen

Watchmen – Edição Definitiva – Alan Moore e Dave Gibbons
Editora: Panini
Ano: 2014
Páginas: 460
Compre: Amazon

Quem vigia os vigilantes?

Como é dificil fazer a resenha que um livro que eu gostei. Nossa, é muito díficil.

Quando o livro é ruim é muito mais fácil focar e observar os pontos negativos, mas quando ele é bom ou é incrível, como no caso de Watchmen, é muito complicado ser objetiva, pois ainda estou tomada pela euforia.

Foto_Debb_Cabral

Em 1985 os heróis mascarados existem de verdade, e alguns deles já estão até aposentados. Nessa realidade alternativa há o risco de uma iminente guerra nuclear. São os heróis, quem mantém esse tênue equilibrio entre as nações.

Um desses heróis fui brutalmente assassinado e isso chama a atenção do vigilante Rorschach, que decide realizar uma investigação paralela, pois acredita que a morte do Comediante faz parte de uma possível conspiração contra os mascarados. Estaria ele certo? Há algo mais além disso?

Rorschach é um dos personagens mais enigmaticos, insanos e reais que já vi. A história inteira de Watchmen trabalha muito bem essa questão da figura do herói, descontruindo-a. Isso acontece tanto metafórica quanto literalmente.

Os heróis são pessoas, individuos com dilemas eticos e problemas pessoais. Isso torna tudo muito mais verdadeiro.

Histórias paralelas à investigação de Rorschach  são contadas, tramas sobre os heróis, suas vidas e seus conflitos internos. Watchmen tem uma variedade de materiais “adicionais” dentro dos capitulos, são anuncios, anotações, matérias de jornais e até uma outra história em quadrinho! Tudo isso forma um conjunto fantástico, pois é muito bem amarrado e todas as informações são importantes para o decorrer da narrativa.

Só pra vocês terem uma noção da força dessa história, Watchmen foi considerada pela revista TIME um dos cem melhores romances de todos os tempos. É uma graphic novel madura, para leitores que tenham conhecimento sobre história, cultura, economia e politica. Garanto que, quanto mais você souber, melhor vai compreender. Ela foi  lançada entre 1986 e 1987 e continua atemporal, acho que a cada releitura veremos uma nova faceta sua.

Foto_Debb_Cabral Foto_Debb_Cabral Foto_Debb_Cabral Foto_Debb_Cabral

Originalmente ela foi lançada em doze edições mensais, cada uma com um capítulo. Eu li a Edição Definitiva, que é uma edição de luxo, completa, com capa dura, papel especial e formato diferenciado. Nela, a história de Alan Moore e desenhada por Dave Gibbons, foi totalmente recolorida digitalmente por John Higgings, o colorista original. Entre os extras nós temos: trechos do roteiro original, esboços de Gibbons, comentários sobre os personagens, biografias dos criadores, entre outros.

Imperdível!

 Siga nas redes sociais!

Facebook  ✚ Instagram ✚ Twitter ✚ Google +  ✚ Pinterest ✚ Youtube ✚ Skoob

2 thoughts on “O Gato leu: Watchmen

Comente!

%d blogueiros gostam disto: