Procrastinação não atrapalha só você

Ai, que preguiça!”

Macunaíma vivia repetindo essa célebre frase para nos lembrar de fazer qualquer coisa o cansava demais. Ele era esperto e se dava bem a custa dos outros, não muito diferente de pessoas que encontramos por ai.

Deixar pra mais tarde, pra amanhã, pra semana que vem…

As vezes dá sim vontade de não fazer nada, ficar só vendo a vida passar. É bom…

homer-simpson-superman-625x337

Mas quando trabalhamos com outras pessoas, a nossa procrastinação eterna prejudica a todos. Um email que você deixa de mandar hoje, uma ligação que deixa de fazer, um texto que deixa de entregar… atrapalha muito!

Ninguém é obrigado a ficar esperando a boa vontade de uma pessoa. Imprevistos acontecem, é claro, mas para que ninguém seja prejudicado, a comunicação deve ser eficiente. Informar o motivo da demora e estabelecer um novo prazo (caso seja necessário) pode ser resolvido com uma boa conversa.

amanha

Eu adoro procrastinar. Como trabalho boa parte do meu tempo em casa, faço meu horário. As vezes passo o dia inteiro trabalhando, outras só ligo o computador a noite e outras vezes nem ligo. Mas eu sei das minhas responsabilidades, sou viciada em agendas, listas e lembretes, assim eu não me perco.

Sei dos prazos que tenho que cumprir, e sei que se eu tenho que enviar algo é porque outra pessoa tem que receber. Ao ultrapassar prazos você prejudica pessoas que dependem de você.

Não é profissional, é feio e ninguém nunca vai querer trabalhar com você.

Tem vezes que passo a tarde sem fazer nada, lendo ou fazendo maratona de séries, mas estou tranquila. Todas as minhas tarefas já estão feitas e para os outros trabalhos eu ainda estou no prazo. Não deixei ninguém na mão.

61-deixapradepois

Tem que ser responsável, até nos dias da preguiça. Mesmo que você trabalhe sozinho em casa, ainda está conectado com o mundo e com outras pessoas que contam com a sua eficiência.

Planejamento é fundamental. Veja algumas dicas:

  • Liste suas tarefas
  • Tenha uma agenda atualizada com os prazos que deve cumprir
  • Nunca deixe ninguém sem resposta. Mesmo que esteja fora do computador e com acesso só pelo celular, responda que viu o email mas só poderá resolver a questão depois.
  • Não minta sobre o trabalho, você cria uma expectativa e depois acaba em decepção
  • Separe um tempo para relaxar ao computador, ver videos, fotos, ler entrevistas, conversar no chat. Ao ter um tempo especifico para isso você não “contamina” as outras tarefas.

SE AVALIE: Faça esse teste para identificar o tipo de procrastinador que você é.  Ele é baseado no livro “It’s About Time!: The Six Styles of Procrastination and How to Overcome Them” (Penguin Books, 1997), da psicóloga Linda Sapadin, que diz que há 6 tipos diferentes de procrastinadores.

Disciplina, amigo! Lembre-se: Procrastinação não atrapalha só você.

7 comentários sobre “Procrastinação não atrapalha só você

Comente!