Eu não sei vocês, mas adoro ver filmes, séries, documentários e ler livros sobre crimes. Acho que é porque cresci vendo CSI: Las Vegas. Mas brincadeiras à parte, crimes reais são um assunto sério. Pessoas morreram, merecem ter justiça e responsabilidade na investigação dos seus casos.
Como mulher, acompanhar conteúdos de true crime também é uma forma de me manter alerta, mapear comportamentos estranhos e me antecipar à possíveis situações de risco.
Por isso, quero trazer aqui algumas dicas para quem, assim como eu, gosta de histórias de crimes reais. Vamos lá?
PODCAST – Modus Operandi (Spotify e agregadores)
O Modus Operandi é um podcast sobre crimes reais, serial killers e casos sobrenaturais. Apresentado por Carol Moreira e Mabê Bonafé, traz a cada episódio um novo caso. Ele é ótimo para quem não consegue se dedicar a acompanhar uma única história por muito tempo, como “O Caso Evandro” (que é um trabalho jornalistico incrível do Ivan Mizanzuk, por sinal).
Gosto do jeito como as meninas apresentam os casos. Apesar delas se colocarem bem presentes, há sempre uma instigação para que se reflita sobre o que aconteceu, seu contexto e impacto na vida de todos os envolvidos. Carol e Mabê também não falam sobre casos recentes ou que ainda estão em julgamento, elas já contaram que não faz sentido produzir um episódio quando a justiça ainda está avaliando o caso.
Recentemente, elas lançaram o livro “Modus Operandi: Guia de true crime” que, além de falar sobre diversos crimes, ainda tem capítulos sobre serial killers, perfis criminais, sistema de justiça, polícia, investigação, casos arquivados e outras curiosidades sobre o assunto.
Os dois documentários que indico na sequência têm episódios no Modus e foi no podcast delas que vi as indicações.
DOCUMENTÁRIO – Sequestrada à Luz do Dia (Netflix)
Acho que o principal sentimento de quando se assiste esse documentário é o de revolta. Ele é um conteúdo mais pesado porque envolve pedofilia, então já fica o alerta.
Na infância, Jan Broberg foi sequestrada DUAS vezes pelo próprio vizinho que fez lavagem cerebral na garota para que ela acreditasse que estava sendo levada por extraterrestres. A família de Jan permitia que Robert Berchtold frequentasse sua casa e, após o primeiro sequestro, ele ainda conseguiu chantagear o pai e a mãe da menina a terem relações sexuais com ele. Isso mesmo.
O documentário não fala apenas dos abusos, mas também das marcas que B. Berchtold deixou em toda a família como a culpa e a vergonha.
DOCUMENTÁRIO – What Happened, Brittany Murphy? (HBO Max)
De longe esse aqui é o que mais me abala. Sou fã da Brittany desde As Patricinhas de Beverly Hills. No filme, ela interpreta a garota nerd, de cabelo cacheado e gorda (para os padrões da época, se você olhar bem, ela era magra) que passa por uma transformação. É claro que isso gerou em mim uma ligação instantânea com a personagem.
Ela fez trabalhos incríveis como “Garota Interrompida” e “Grande Menina, Pequena Mulher”, mas a luta para entrar no padrão de beleza de Hollywood cobrou um preço muito alto da atriz. Ela emagreceu drasticamente, mudou o visual, casou-se de forma inesperada, se isolou da familia e amigos e vivia sob forte medicação.
Brittany morreu aos 32 anos de modo conturbado e suspeito em sua própria casa. O laudo médico indicou que a causa foi em decorrência de pneumonia, anemia e intoxicação, mas para muitos, a morte dela veio se construindo aos poucos diante de toda mídia.
Ela era uma atriz linda e brilhante que nos deixou em 2009, mas que não deve ser nunca esquecida.
Siga nas redes sociais!
Facebook ✚ Instagram ✚ Grupo no WhatsApp ✚ Twitter ✚ Pinterest ✚ Skoob
One thought on “Conteúdos criminais para você conhecer”