Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the jetpack domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home1/gatoq426/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114

Deprecated: Hook custom_css_loaded is deprecated since version jetpack-13.5! Use WordPress Custom CSS instead. O Jetpack não é mais compatível com CSS personalizado. Leia a documentação do WordPress.org para saber como aplicar estilos personalizados ao seu site: https://wordpress.org/documentation/article/styles-overview/#applying-custom-css in /home1/gatoq426/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
O Gato leu: Miguel e os Demônios – GatoQueFlutua

O Gato leu: Miguel e os Demônios

Miguel e os Demônios – Lourenço Mutarelli
Editora: Companhia das Letras
Ano: 2009
Páginas: 120
Compre: Amazon

Um livro insano  e completamente imprevisível. Como não amar? Entender, eu não sei se entendi, mas depois da leitura de Miguel e os Demônios eu sinto como se tivesse sido atropelada.

Miguel-e-os-demonios-resenha-Foto-Debb-Cabral-GatoQueFlutua.JPG

Já conhecia a fama do Mutarelli, mas nunca tinha lido nada dele, o máximo de seu trabalho que vi foi a sua atuação no filme “Que horas ela volta?”. Em Miguel e os Demônios ele criou uma aventura na maior cidade do Brasil, São Paulo.

É Natal, é calor, é sufocante. Miguel, protagonista da trama, é um policial com diversas angústias e que relembra os erros do passado. É separado, não pode ver o filho, mora com o pai aposentado e tem uma namorada tão complicada quanto ele. Isso tudo é um pouco da cotidiana morte lenta e dolorosa que ocorre com todos nós.

Miguel quer beijar o pai. Quer dizer tantas coisas. Miguel luta contra as seus sentimentos. Como uma mosca contra o para-brisa. (Pág. 08)

Silêncio, mágoa e frustração. Falta de dinheiro, falta de vontade, falta de esperança, falta de expectativa. Tudo acomete Miguel, mas a sua história pode mudar se ele aceitar um serviço extra oferecido pelo parceiro. Um serviço que pode lhe salvar a pele e condenar sua alma.

O humor afiado torna divertido este livro assustador, com prosa rápida e diálogos minimalistas. Nele, a palavra e a imagem tem o mesmo poder. Uma narrativa que mais se assemelha a um roteiro cinematográfico, ágil e que nos fisga de primeira para uma história que vai ficando cada vez mais absurda.

– Como vai o senhor?

O velho ergue a sobrancelha como se dissesse:

Eu nunca estive tão fodido em toda a minha vida.

– E você? – pergunta a Miguel.

Miguel ergue a sobrancelha como se repetisse as palavras. (Pág. 110)

Dinheiro, sexo, família, vida, morte, religião, bem e mal estão presentes nesta obra que nos mostra que os demônios de Miguel também se assemelham aos nossos.

 Siga nas redes sociais!

Facebook  ✚ Instagram ✚ Twitter  ✚ Pinterest  Skoob

Comente!