Em janeiro deste ano eu postei um vídeo com várias metas que queria realizar. Algumas eu não consegui, mas outras finalmente aconteceram. 2016 foi um ano estranho em muitos sentidos, inclusive no que diz respeito à leitura.
Uma das minhas metas era cumprir a TAG – Melhores livros nacionais do ano, da Ju, do Nuvem Literária. Olhem só os desafios:
O primeiro livro nacional que você leu esse ano.
Notícias do Planalto. Levei quase dois meses pra terminar de ler esse livro que é muito bom, porém é pesado demais para carregar, rs. É uma boa reflexão sobre o impeachment do Collor e a história politica do Brasil.
Um livro nacional com personagem forte.
Pretérito Mais Que Perfeito.O personagem principal desse livro é um banco de praça! Isso mesmo, ele mostra a cidade como agente que transforma e é transformada. Muito bom!
Um livro nacional que te emocionou e/ou fez chorar.
Dois Irmãos. Li esse livro em um dia, não conseguia parar de virar as páginas. A história é fascinante e a arte dos gêmeos Moon e Bá está fantástica. Em janeiro a Globo vai lançar uma série dessa história, fiquem de olho!
Um livro nacional intrigante.
Luz, o deus do horror. O Andrei Simões sabe contar uma história assustadora. O livro começa como uma homenagem ao terror clássico e depois envereda por caminhos perturbadores.
Um livro nacional de Ficção Científica.
A procura de vida inteligente. Não podia deixar de falar desse livro por aqui! Eu já recomendei pra tanta gente. O livro do Victor leva a gente numa viagem pela mente de um robô para nos fazer enxergar o que nos torna humanos. Fantástico!
Um livro nacional que deixou saudade.
Contos Fluminenses. Este ano voltei a ler Machado de Assis, algo que não fazia desde a adolescência. Este é um livro de contos, uma leitura rápida e tranquila. Recomendo!
Um livro nacional de poesia.
Este ano não li nenhum livro de poesia, inclusive não tenho nenhum livro novo desse tipo aqui em casa. Quando era adolescente, eu lia muita poesia, porém esse hábito se perdeu. Pra não dizer que não li nada, esses dias eu estava fazendo uma seleção do que eu iria desapegar e encontrei dois livros de poesia que amo muito: Receita de Poesia (Vinicius de Moraes) e Simplesmente Drummond (Carlos Drummond de Andrade), do projeto “Literatura em minha casa”, do Governo Federal. Deles eu não me desapego!
Um livro nacional com muita ação e/ou de tirar o fôlego.
Quissama – O Império dos capoeiras. Esse livro é fantástico! Se passa no Brasil imperial e conta a aventura do jovem escravo Vitorino Quissama que pede ajuda ao viajante inglês Daniel Woodruff para encontrar a sua mãe. Recomendo muito!
Um livro nacional infanto-juvenil/jovem-adulto.
Centelha – Herdeiros do Olimpo. Pra quem curte mitologia é perfeito. Um grupo de jovens se descobrem semi-deuses e devem embarcar em uma jornada de vida ou morte.
Um livro nacional de Fantasia.
Na Teia do Morcego. A fantasia é a história ou o traje do personagem? Neste livro são as duas coisas, uma vez que temos o Batman em São Paulo!
Um livro nacional que esteja lendo no momento.
Zoom. Acabei recentemente e é o inicio de uma trama que tem as abelhas no centro. Uma reflexão sobre politica, autoridade, liberdade e vida em sociedade. Em breve tem resenha.
Próximo livro nacional que vai ler.
Macunaíma. Amo demais o filme, mas nunca li todo o livro. Sempre que chega próximo do final, por algum motivo a leitura é interrompida, porém, em janeiro tenho um desafio de ler um clássico nacional e esse é o escolhido!
✚ NO MÍNIMO 40 LIVROS
Fora isso ainda tinha me prometido ler no mínimo 40 livros em 2016. Foi uma correria, ainda mais neste ultimo mês. Apesar de tudo, eu estou bem satisfeita. Li livros de gêneros que gosto de verdade, li mais quadrinhos, mais nacionais e livros acadêmicos também. Foram 26 estrangeiros e 15 nacionais!
- Guerra Civil
- Notícias do Planalto
- Hellraiser – Renascido do Inferno
- A vida como ela era
- O signo dos quatro
- Grandes Pecados da Imprensa
- As Aventuras de Luke Skywalker, Cavaleiro Jedi
- Psicose
- O Vermelho e o Negro
- Divertida Mente – A História do Filme em Quadrinhos
- Meu Refúgio
- Para Entender a TV Digital
- Quissama – O Império dos capoeiras
- A Procura de Vida Inteligente
- Demolidor – A Queda de Murdock
- Pretérito Mais Que Perfeito
- Dois Irmãos
- O Quarto Vermelho
- Batman ’66
- O Planeta dos Macacos
- O Bom Dinossauro – A História do Filme em Quadrinhos
- Contos Fluminenses
- Cemitério de Plástico
- O Massacre da Serra Elétrica [Arquivos Sangrentos]
- Social Killers – Amigos Virtuais, Assassinos Reais
- O Espetacular Homem-Aranha – A Última Caçada de Kraven
- Na Teia do Morcego
- A Menina Submersa: Memórias
- Luz, O deus do horror
- O Livro de Ouro do Recruta Zero 4
- A Zona Morta
- Centelha – Herdeiros do Olimpo
- X-Men: Deus Ama, o Homem Mata
- O Livro de Ouro do Hagar, o Horrível 3
- Doutor Estranho – O Juramento
- Inferno
- Batman – O que aconteceu ao Cavaleiro das Trevas?
- A cor que caiu do espaço
- Miguel e os Demônios
- Zoom
- A vida privada das árvores
✚ EM 2017
Eu pretendia aumentar mais cinco livros na meta de 2017, mas neste novo ano eu vou trabalhar muito e ficarei o dia todo ocupada, então meu tempo de leitura será reduzido. Como não vou poder ler mais, pretendo ler melhor e por isso vou cumprir doze desafios literários, mas isso é assunto pro próximo post… 🙃
Siga nas redes sociais!
Facebook ✚ Instagram ✚ Twitter ✚ Google + ✚ Pinterest ✚ Youtube ✚ Skoob