Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the jetpack domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home1/gatoq426/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114

Deprecated: Hook custom_css_loaded is deprecated since version jetpack-13.5! Use WordPress Custom CSS instead. O Jetpack não é mais compatível com CSS personalizado. Leia a documentação do WordPress.org para saber como aplicar estilos personalizados ao seu site: https://wordpress.org/documentation/article/styles-overview/#applying-custom-css in /home1/gatoq426/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
O Gato viu: A Garota Dinamarquesa – GatoQueFlutua

O Gato viu: A Garota Dinamarquesa

Em A Garota Dinamarquesa conhecemos Einar (Eddie Redmayne), artista dinamarquês de sucesso. Ele vive uma vida normal com sua esposa e também artista, Gerda (Alicia Vikander). Certa vez, com uma ausência de modelo, Gerda pede a Einar que vista uma roupa de mulher para um quadro. Einar percebe, então, que sempre sentiu algo diferente, pois ele era uma pessoa diferente, ele era Lili.

Acompanhamos a vida de Lili Elbe (identidade feminina), tentando entender quem é e o que deseja para a sua vida, ainda que no corpo de Einar e em um casamento com Gerda. Lili é uma mulher transgênero na década de 1920.

A-garota-dinamarquesa

A Garota Dinamarquesa é de uma beleza suave. Tudo parece combinar perfeitamente, cabelo, maquiagem, figurino, cenário… Tinha horas em que eu olhava para uma parede e dizia, “essa parede parece a do quarto do Van Gogh“. Tudo parecia uma pintura.

O filme envolve e nos deixa apreensivos pelo futuro de Lili/Einar e da relação com Gerda. A atuação de Eddie conseguiu me surpreender algumas vezes. É uma história difícil e necessária. Junto de Carol, este é único filme representante LGBT no Oscar.

Os verdadeiros Einar e Lili, além da Lili do filme

Mas A Garota Dinamarquesa não conseguiu arrebatar meu coração. Gerda, pra mim, tem mais força no filme inteiro do que Lili/Einar. Isso me leva a perguntar, quem é realmente a Garota Dinamarquesa?

Eddie trabalha bem o seu papel, mas não consegue chegar a altura de Alicia que interpreta a esposa de uma pessoa trans em processo de descoberta, uma mulher que ama tanto a ponto de deixar aquele que ama partir.

Viver uma vida dentro de um corpo que parece não ter sido feito para você é algo muito intenso, mas não consegui sentir isso. Sentia a depressão de Gerda, a dor ao sorrir, a crise no casamento e o entendimento de que o companheirismo iria permanecer, ainda que com outra pessoa.

Gerda é a protagonista, ela é A Garota Dinamarquesa. Acho que faltou um pouco mais de foco dos realizadores, um olhar mais sério e menos romanceado para um tema tão pertinente.

O filme é baseado no livro homônimo e também controverso de David Ebershoff.

2 thoughts on “O Gato viu: A Garota Dinamarquesa

  1. Concordo com você. O filme Garota Dinamarquesa é lindo, existem aspectos dele que te levam a refletir muitas questões e dificuldades no processo de transformação e como isso impacta a vida das pessoas ao seu redor, na década de 1930. Porém, o filme é corrido, as explicações são superficiais e o expectador não capta a essência desse processo. No final o filme não convence, e aqueles que possuem preconceitos em relação a história (por ignorância) continuarão com ele. De certa forma, o livro te leva a aspectos que o filme deixou de fora, como o que se passa na mente de Lili Elbe, os procedimentos para a transformação, os seus sentimentos, enfim, tenho minhas criticas a ele também, mas no geral deixa tudo bem claro em relação ao filme. A questão é que estamos falando de Hollywood, onde tudo tem que ser ágil. Se fosse para o cinema independente acho que a obra seria melhor retratada…

    1. Pois é Francisco, um filme com essa temática tem que ser trabalhado com cuidado, pois já não temos muitos, e quando sai um, sai desse jeito.
      Fiquei muito curiosa pra ler o livro depois que você disse que ele se passa na mente dela, isso ajuda muito no entendimento.
      No filme parece corrido e às vezes faz com que a Lili seja irritante por tornar a vida da companheira dificil, o que sabemos que não era o objetivo.

      É muito importante conhecer a história e debater o assunto.

      Beijão!

Comente!