Eu sofri muito até aprender a ter responsabilidade financeira. Não sou nenhuma expert no assunto, mas hoje entendo muito mais o valor do dinheiro que ganho e é a partir dai que decido como lidar com ele.
Hoje vou compartilhar umas dicas que espero que te ajude muito também!
-
Pague a vista sempre que puder e evite parcelas, principalmente as a perder de vista.
Você pode até ficar sem dinheiro e passar o mês bem apertado, mas vai ficar sem dividas, com o nome limpo e histórico de boa pagadora. Isso conta muito.
-
Se não precisa de algo com urgência, fique longe das lojas.
Shopping foi feito pra fazer compras, se você não está necessitando de algo, não tem porque ir para lá e acabar comprando o que não é essencial.
-
Não compre por impulso.
Aquela saia tá barata? Tá. Mas você precisa dela agora? Não.
Nós compramos muito porque o produto está em promoção e sentimos que não podemos perder essa oportunidade. Se ficou com vontade de comprar pense bem, dê mais uma volta e tenha certeza da sua decisão.
-
Faça listas. Não de desejos, mas de necessidades.
Anote no caderno ou no bloco de notas do celular e tenha sempre consigo. Isso te ajuda a não perder o foco, comparar preços e saber quanto um produto custa em média para poder aproveitar uma promoção.
As listas devem ser feitas desde as pequenas compras até as maiores. Dá uma olhada nas minhas:
Pequenas
- Camisa jeans
- Calça jeans básica escura
- Espelho de aumento para maquiagem
Grandes
- Trocar de óculos
- Trocar de celular
- Trocar de computador
- Tablet
- Lente 50mm
- Ring light
Essas são as minhas comprinhas e compronas!
-
Faça você mesma o que puder.
Isso vai desde fazer as unhas em casa até reformar aquele móvel sem graça. Botar a mão na massa estimula a criatividade, economiza dinheiro e a reciclagem ainda ajuda o meio-ambiente. Acredite, você passa a dar mais valor às coisas quando sabe o custo e o trabalho que elas exigiram.
-
Leve marmita!
Pra muita gente parece impossível viver assim, mas acredite, é tranquilo. Quando eu trabalhava fora, preparava a minha marmita na noite anterior e congelava. No dia seguinte, até a hora do almoço ela já estava descongelada e era só levar por uns minutinhos ao microondas.
Eu sei que tem dia, quando estamos sem tempo ou quando as compras do mês ainda não foram feitas, que não tem nada que se possa colocar na marmita. Nesse caso, coma fora, mas prefira os restaurantes por quilo, eles tem boa variedade e ótimo preço. Mas lembre-se: essa é a exceção e não a regra!
Espero ter ajudado! 😀