Por: Dalissa Cabral
Assim como a humanidade, a internet está em constante evolução, aprimorando seus conhecimentos e repassando-os à frente. O aplicativo de música Spotify está para os jovens de hoje como o site My Space está para os jovens do começo dos anos 2000. Podemos perceber um tipo seleção natural no mundo digital, pois nele, são os mais carregados de novidades que sobrevivem.
Dessa maneira, seguindo a evolução virtual percebemos a mudança de comportamento dos jovens. Mesmos cercados por várias redes sociais ainda há aquelas comunidades mais populares, e é a partir delas descobrimos como os jovens se projetam no mundo da internet.
O Twitter com os seus 144 caracteres é tido como a rede social para relatar acontecimentos da vida, revoltas críticas diante do vivido, e, principalmente, como o lugar para contar sobre os próprios infortúnios. Até o padre Fábio de Melo compartilha desse habito, basta acessar o seu perfil para ver o motivo que o torna famoso nessa rede.
Já o Facebook tornou-se atrativo entre os jovens, primeiramente por ser o estágio mais avançado do finado Orkut. Na rede social de Zuckerberg as pessoas têm maior espaço para falar de si mesma e das coisas que acham validas para serem compartilhadas, esse sem dúvida deve ser um dos maiores motivos – se não o maior – do sucesso dessa comunidade virtual. Os jovens sempre sentiram a necessidade de estar com os seus grupos de amigos, e o Facebook permite isso, nele os jovens compartilham vídeos, fotos, gifs e links de matérias que os interessam e que eles acreditam que irão interessar os seus amigos de rede.
Ao mesmo tempo percebe-se nesse ato de compartilhar assuntos uma forma de se colocar, de se afirmar para os outros, assim os jovens mostram aquilo que eles são, os seus gostos, crenças e posições sociais, é por meio desses vários compartilhamentos que os jovens se apresentam, se definem diante da sociedade, numa espécie de cartão de visita na internet.
Por sua vez, o Instagram possui ferramentas mais limitadas, seus vídeos são menores e seu espaço para texto também. Dessa forma, o Instagram tornou-se um lugar no qual as pessoas se reportam por fotos, semeando a cultura do “selfie”. A rede ajudou a dá instantaneidade para a divulgação de momentos da vida. No exato momento em que a pessoa está vivenciando determinada situação podemos ver junto, através da fotos postada e nós já estamos “dando likes” nesta.
O motivo pelo qual as redes sociais atraem os jovens é porque elas permitem que eles se mostrem, divulguem a si mesmos e seus pensamentos. Também é possível ver a forma como seus amigos e seguidores pensam, dando a internet um grau de interatividade enorme. Logo, os jovens podem se sentir protagonistas de suas próprias vidas, e vendo que suas ações ganham interesse e/ou apoio dos outros jovens, a necessidade de autoafirmação está no cerne dessa grande atração.