Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the jetpack domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home1/gatoq426/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114

Deprecated: Hook custom_css_loaded is deprecated since version jetpack-13.5! Use WordPress Custom CSS instead. O Jetpack não é mais compatível com CSS personalizado. Leia a documentação do WordPress.org para saber como aplicar estilos personalizados ao seu site: https://wordpress.org/documentation/article/styles-overview/#applying-custom-css in /home1/gatoq426/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
Por que não conseguimos ir além da superficialidade? – GatoQueFlutua

Por que não conseguimos ir além da superficialidade?

As séries são o fenômeno mundial. Ficamos ansiosos pelo episódio da semana, vemos antes de todo mundo com uma legenda tosca e soltamos spoilers. É uma loucura.

Mas quando o episódio tem uma narrativa diferente, uma abordagem fora do comum, ficamos impacientes. A equipe de produção trabalhou duro em um episódio mais elaborado, escreveu diálogos incríveis, nos mostrou uma nova faceta da personagem, mas se não tem ação, nós corremos para a internet para reclamar.

alice no pais das maravilhas (2)

The Walking Dead, The Strain e American Horror Story são três séries em andamento que acho bem interessantes. Todas tem em comum aquela repulsa, barbárie e o sangue derramado que adoramos ver. Mas uma história não se resume só ao seu aspecto visual, ela serve para nos levar a uma reflexão.

Cada uma delas, a sua maneira, nos faz olhar para a humanidade e o que restou de humano nela. Corrupção, poder, sobrevivência. O quanto uma tragédia pode nos mudar e o quanto ela pode nos revelar mais sobre nós mesmos?

Infelizmente nem todos nós conseguimos enxergar que, por exemplo, TWD é muito mais do que uma série de zumbi, é luta pela sobrevivência e para manter a mente sã. Vemos pessoas que, diante da catástrofe, enfrentam seus próprios demônios para não se tornarem zumbis sem identidade, pensamentos e sentimentos, mesmo estando ainda vivas.

alice no pais das maravilhas (1)

Mas não é disso que queremos saber. Queremos sangue na cara, violência, nudez e palavrões. Eu adoro ver tudo isso também. Mas adoro ver tudo isso numa história bem contada, com contexto e numa excelente metáfora.

Um personagem consegue evoluir seu caráter dentro de um episódio de menos de uma hora. Por que não seguimos seu exemplo e aprendemos com a experiência do outro? Por que ainda temos dificuldade de nos concentrar, de olhar com atenção, de ler as entrelinhas.

Devemos escorregar pelo buraco do coelho como a pequena Alice. Tirar o véu dos olhos, ver, rever e nos permitir ir além da superficialidade.

alice no pais das maravilhas (3)

2 thoughts on “Por que não conseguimos ir além da superficialidade?

  1. Concordo com você,

    Acredito que aquilo que lemos, vemos, ouvimos, o nosso lazer de cada dia só faz sentido se a gente tiver algo para extrair, seja qual recado for. Porém, isso é algo que não está presente na vida de todos, prefere as perspectivas superficiais das coisas, e entra em desespero quando algo vai além do que vemos.

    1. Isso mesmo, Francisco.
      Muitas vezes a experiência vai para um lado que nunca imaginamos e ficamos na defensiva. O que é novo assusta e automaticamente nos afastamos. Não é pra ser assim.
      Temos que olhar com mais atenção, ver todos os angulos. Talvez lá esteja a mudança que precisamos. Reclamamos que está tudo igual, mas repelimos tudo o que sai disso.

      Obrigada pela visita e pelo comentário. <3
      Beijão!

Comente!