Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the jetpack domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home1/gatoq426/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114

Deprecated: Hook custom_css_loaded is deprecated since version jetpack-13.5! Use WordPress Custom CSS instead. O Jetpack não é mais compatível com CSS personalizado. Leia a documentação do WordPress.org para saber como aplicar estilos personalizados ao seu site: https://wordpress.org/documentation/article/styles-overview/#applying-custom-css in /home1/gatoq426/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
O Gato viu: O Jogo da Imitação – GatoQueFlutua

O Gato viu: O Jogo da Imitação

07 de junho. Em 2015 a Parada Gay estava acontecendo em São Paulo e nessa mesma data, em 1954, Alan Turing se suicidou. Em 07 de junho, eu assisti O Jogo da Imitação (The Imitation Game, 2014).

o_jogo_da_imitacao

Na cinebiografia do matemático Alan Turing (Benedict Cumberbatch), descobrimos o quanto seus conhecimentos em matemática e lógica foram importantes durante a Segunda Guerra Mundial.

Os alemães utilizavam a famosa máquina Enigma para enviar suas comunicações. A Enigma criptografava as mensagens e tornava impossível para que os Aliados ou quaisquer outros a desvendassem. Turing imaginava que somente uma máquina seria capaz de descobrir os códigos de outra, e essa máquina faria os cálculos e trabalharia com todas as probabilidades de resultados muito mais rápido que qualquer homem. Era o inicio da computação como conhecemos hoje.

Turing e um grupo de outros gênios trabalharam para decifrar os códigos, e ao conseguirem, encurtaram a guerra em anos e salvaram milhares de vidas.

the-imitation-game-1_TIG2664.NEF

Conhecemos um pouco da infância do matemático quando ele ainda estudava em um colégio só para rapazes. Solitário, gênio e silencioso, Turing era homossexual e vivia em uma época em que isso era ilegal. Além desse debate, O Jogo da Imitação traz a tona outros conflitos como o que viveu Joan Clarke (Keira Knightley), que também foi alvo de preconceito, por trabalhar com a ciência e ser mulher, quando, o “correto” era que as mulheres tinham que se conformar com empregos sempre subordinados aos homens, como os de telefonista e secretaria.

Turing foi perseguido e condenado. O homem que salvou a vida de muitos se matou.

O Jogo da Imitação é um filme belíssimo e comovente, que dá vontade de chorar de tanta revolta. Um herói da ciência e da guerra foi condenado à morte.

O lado mais particular de um individuo se torna público e todos acham que isso lhes dá o direito de interferir. É incrível o quão danoso é julgar uma pessoa apenas por um aspecto da vida dela, justamente o aspecto menos relevante à situação.

O filme, dirigido por Morten Tyldum, é uma adaptação da biografia “Alan Turing: The enigma”, de Andrew Hodges.

O Jogo da Imitação é um filme necessário, ainda mais nesses tempos de discursos preconceituosos.

Vale muito a pena assistir.

Comente!