Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the jetpack domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home1/gatoq426/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114

Deprecated: Hook custom_css_loaded is deprecated since version jetpack-13.5! Use WordPress Custom CSS instead. O Jetpack não é mais compatível com CSS personalizado. Leia a documentação do WordPress.org para saber como aplicar estilos personalizados ao seu site: https://wordpress.org/documentation/article/styles-overview/#applying-custom-css in /home1/gatoq426/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
O Gato leu: Morte Súbita – GatoQueFlutua

O Gato leu: Morte Súbita

Morte Súbita – J.K. Rowling
Editora: Nova Fonteira
Ano: 2012
Páginas: 656

Morte Súbita é o primeiro livro para adultos da J.K. Rowling, autora da saga Harry Potter. Morte Súbitanão tem nada de Harry Potter, isso vocês precisam saber. Desde que eu vi o livro a capa me chamou logo a atenção, cores fortes e design minimalista revelavam que o que importava, de fato, estava do lado de dentro.

Blog_GatoQueFlutua_Foto_Debb_Cabral

Na história, a morte inesperada de Barry Fairbrother, membro da Câmara do vilarejo de Pagford, choca todos os seus habitantes. Esse vilarejo do interior da Inglaterra só tem a aparência de paz. Guerras são travadas, ricos contra os pobres, filhos contra seus pais, esposas contra maridos e professores contra alunos são apenas algumas delas. Há muito preconceito e falsidade, muitas pessoas que fazem de tudo para manter as aparências.

Mentalmente, Andrew rebatia com palavrões os palavrões que o pai dizia. Mentalmente, enfrentava Simon de igual para igual. (Pág. 22)

Quando Barry morre, ficamos sem saber se o odiamos (como um grupo de moradores faz) ou se o idolatramos (como o outro faz). A medida que a noticia da morte dele se espalha, vemos o poder que uma pessoa tem de influenciar a vida de outras. De certa forma, cada pessoa, até uma filha de uma mãe viciada da periferia, sente a morte daquele homem.

Já estava escurecendo. A garota foi encontrar uns amigos lá nos balanços. Sentia-se tensa e irritadiça. Ainda não tinha conseguido assimilar a ideia da morte do sr. Fairbrother, mas não parava de sentir uns socos na boca do estômago e estava louca pra descontar aquilo em alguém. (Pág. 136)

Conhecemos Barry pelo olhar dos outros. Sua cadeira vazia, deixada no Conselho Municipal, é a fonte da maior das guerras, a partir da eleição a cidade vai ter revelações inesperadas e bombásticas. Imaginem, numa cidade de interior, o poder de um boato.

Colin passara a via inteira se preparando para catástrofes. Estava pronto. Pegou o casaco. (Pág. 609)

O final  de Morte Súbita é chocante e incrível.

Eu nem sei bem o que falar pra vocês, apenas digo que Morte Súbita foi o melhor livro que li nesse primeiro semestre de 2015. A J.K. mostrou que é uma escritora incrível, não que alguém duvidasse disso, mas ela se mostrou capaz de transitar da magia à realidade brutal com maestria.

ADAPTAÇÃO PARA A TV

Morte Súbita virou minissérie, dirigida por Jonny Campbell, pela BBC e com três capítulos. Porém, Sara Phelps, a roteirista que adaptou o livro, informou que o final teve que ser alterado. Quem ler a obra original vai sentir o drama que é esse final, então dá pra imaginar o motivo. Eu assistiria, com toda certeza, mas sei que algumas pessoas simplesmente não aguentam e desligam a TV. Outras séries já tiveram essa experiência.

É o que eu sempre digo: é uma adaptação, o que funciona pra uma mídia, não vai funcionar sempre para a outra.

Por isso leiam o livro! Garanto que vale muito a pena!

Siga nas redes sociais!

Facebook  ✚ Instagram ✚ Twitter ✚ Google +  ✚ Pinterest ✚ Youtube ✚ Skoob

One thought on “O Gato leu: Morte Súbita

Comente!