Ontem, 20 de julho, foi comemorado o aniversário de Alberto Santos Dumont.
Muito mais do que o inventor do 14-bis, Dumont foi um homem persistente, que só obteve êxito nas coisas que fazia porque nunca se contentou com algo imperfeito.
Quando criança eu li um livro sobre a história do “Pai da Aviação”, gostei muito apesar de ter tido lacunas no meu entendimento, visto que o livro era para o público adulto, com linguagem mais rebuscada.
Percebendo a necessidade dos pequenos de também conhecerem a trajetória de pessoas que deixaram sua marca na história, a Callis Editora, através da Coleção Crianças Famosas lançou o livro Santos Dumont, que revela muitas curiosidades da sua infância.
Antes de ganhar o mundo, o menino Alberto, nascido no interior de Minas Gerais, já demonstrava sua paixão pelas máquinas. Ele passava a maior parte de seu tempo observando a engrenagem das máquinas na usina da fazenda de café ou dirigindo uma pequena locomotiva a vapor que transportava madeira.
Adorava empinar pipas, com as quais era cuidadoso, analisava tamanho e peso, formato da linha e deixava as conclusões bem arquivadas na cabeça. Nas festas juninas, Santos Dumont não tirava os olhos dos balões, pois sabia que um dia o homem poderia voar.
Santos Dumont foi quem inventou o 14-bis. Seu inocente sonho de menino ganhou os ares e encurtou distancias.
Santos Dumont
Autor: Nereide Santa Rosa
Coleção Crianças Famosas
Formato: 21X21
Páginas: 24
Preço: R$ 25,00
Siga nas redes sociais!
Facebook ✚ Instagram ✚ Twitter ✚ Google + ✚ Pinterest ✚ Youtube ✚ Skoob