Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the jetpack domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home1/gatoq426/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114

Deprecated: Hook custom_css_loaded is deprecated since version jetpack-13.5! Use WordPress Custom CSS instead. O Jetpack não é mais compatível com CSS personalizado. Leia a documentação do WordPress.org para saber como aplicar estilos personalizados ao seu site: https://wordpress.org/documentation/article/styles-overview/#applying-custom-css in /home1/gatoq426/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
O Gato leu: Os Excluídos – GatoQueFlutua

O Gato leu: Os Excluídos

Os Excluídos – Yuyun Li
Editora: Nova Fronteira
Ano: 2010
Páginas: 397
Compre: Amazon

Este post é sobre o melhor livro que li neste primeiro semestre!

OsExcluidos_resenha_GatoQueFlutua_blog_Foto_Debb_Cabral

Eu nunca tinha ouvido falar de Os Excluídos, livro de Yiyun Li, mas durante a visita à  XVIII Feira Pan-Amazônica Do Livro não pude deixar de notá-lo. A capa é linda, pois usa como base imagens de posteres de propaganda politica, resultando em um efeito visual incrível! Muitas recomendações também estampam o livro, como a do The New Tork Times que diz “Um dos maiores romances do ano”.

O livro se passa na China após a Revolução Cultural. Isso despertou minha atenção, pois adoro livros que tem como base o registro de uma determinada época e local únicos.

O professor ouviu um portão ranger ali perto e tratou logo de se afastar para não ser apanhado chorando diante do cartaz. A sua filha era um contrarrevolucionária e derramar lágrimas por sua morte iminente era um perigo para qualquer pessoa, até mesmo para os seus pais.  (Pág. 12)

No romance, a jovem Gu Sham será executada como inimiga da Revolução, essa morte vai permear a vida dos moradores da cidadezinha de Rio Lamacento, em especial de alguns personagens.

A cidade era um lugar impiedoso, ou, pelo menos, era essa a impressão que ela lhe dava: um lugar onde o menor dos erros podia se tornar uma ofensa grave.  (Pág. 20)

Tong, Nini, Bashi, Kai, o Sr. e a Sr.ª Hua e os Gu, pais de Sham, tem suas vidas atravessadas por essa morte. De diferentes maneiras, cada um com a sua realidade vai tendo a vida afetada. Estes personagens se cruzam muitas vezes no livro.

Aquilo era uma doença; essa paixão pela politica, por mobilizar as massas como se as pessoas fossem grãos de areia que, por um feitiço qualquer, pudessem se juntar facilmente e se transformar numa torre. Era uma doença fatal. Havia tirado a vida da sua filha e, agora, lançava as garras sobre a mais improvável das criaturas, a sua mulher, uma velha humilde e obediente. (Págs. 232 e 233)

Os Excluídos é permeado de sabedorias chinesas, que sempre se adequam e causam uma reflexão sobre a situação dos personagens e nossa também.

A industrialização chega e vai modificando a vida no interior. A violência, o machismo e o descaso vão aumentando até que, em pequenas partes, observamos que a bondade e a solidariedade muitas vezes vem daqueles que tem muito pouco.

No final, após tantas as reviravoltas na vida daquelas pessoas, a reflexão fica é a de que não importa de que lado se está, se o mundo está equivocado e você não, você nunca pode esquecer de ser humano.

A porta do céu é estreita e só permite a entrada de um herói de cada vez, mas os que vão para o inferno, acrescentou Kwen, viajam sempre em dupla, de mãos dadas. (Pág. 397)

Siga nas redes sociais!

Facebook  ✚ Instagram ✚ Twitter ✚ Google +  ✚ Pinterest ✚ Youtube ✚ Skoob

One thought on “O Gato leu: Os Excluídos

Comente!