Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the jetpack domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home1/gatoq426/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114

Deprecated: Hook custom_css_loaded is deprecated since version jetpack-13.5! Use WordPress Custom CSS instead. O Jetpack não é mais compatível com CSS personalizado. Leia a documentação do WordPress.org para saber como aplicar estilos personalizados ao seu site: https://wordpress.org/documentation/article/styles-overview/#applying-custom-css in /home1/gatoq426/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
O Gato leu: O Lago do Esquecimento – GatoQueFlutua

O Gato leu: O Lago do Esquecimento

O Lago do Esquecimento – Paula Sampaio
Editora: Edição da autora
Ano: 2013
Páginas: 72

Para lidar com esse horror, existe, entre outras coisas, a arte. (Adolfo Gomes, Pág. 09)

Uma das melhores coisas do jornalismo cultural é o fato de conhecer e trabalhar com artistas que você admira.É o caso da Paula Sampaio, ela supervisionou o meu estágio em assessoria de imprensa no Centro Cultural Sesc Boulevard.

Quando ela estava em produção do seu livro O Lago do Esquecimento tive a oportunidade de acompanhar o processo, dar ideias e opiniões enquanto ele era ainda só uma boneca.

O livro foi lançado no final do ano passado. Me dediquei logo à leitura dele e vim aqui compartilhar com vocês. O Lago do Esquecimento, projeto contemplado com o XII Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia é resultado de uma pesquisa ainda não concluída sobre os impactos e marcas da construção da Usina Hidrelétrica de Tucuruí.

Ainda assim, a paisagem comum na área do lago são os troncos que emergem do fundo das águas tomando formas fantasmagóricas, como em um Letes, o rio do esquecimento, rumo ao reino de Hades, o reino da morte. (Rose Silveira. Pág. 37)

O livro foi editado com depoimentos dos moradores das ilhas formadas após a inundação e fotografias da floresta fossilizada, que resistiu à esse delírio incessante pelo progresso a todo custo. Paula optou por publicar O Lago do Esquecimento mesmo antes da pesquisa estar concluída justamente por crer na iminência de discutir o assunto.

Olha, as cidades mesmo, você já não vê. Vê os restos das casas, os esteios, os tocos como deixaram. Em Jacundá, ainda se vê, perfeitinho, a caixa d’ água… Ela ficou. (Tomé Coelho Ramos Moraes, morador de Tucuruí. Pág. 25)

O livro conta, ainda, com textos do jornalista Adolfo Gomes, que destaca o longo percurso percorrido por Paula; da historiadora Rose Silveira, que dá um panorama histórico e social; e do fotógrafo, escritor e historiador Pedro Afonso Vasquez, que com muita sensibilidade e franqueza, fala sobre o trabalho e a trajetória da artista.

Um trabalho exemplar, que combina as características épicas inerentes ao melhor da fotografia documental com o envolvente mistério subjacente à boa fotografia de expressão pessoal. (Pedro Afonso Vasquez. Pág. 62).

Não tem como não sentir a sua força viva das suas imagens, onde as figuras sombrias de gárgulas, coelhos, mãos, homens e mulheres aparecem em preto e branco, atemporais, como guardas de uma cidade fantasma.

O Lago do Esquecimento teve uma edição de 500 exemplares com distribuição gratuita. Ele pode ser obtido via PDF no site da fotógrafa. Além disso, você pode encontrar um vídeo, fotos e texto da artista.

Divulgue esse trabalho! É importante que ele chegue ao máximo de pessoas possível!

Siga nas redes sociais!

Facebook  ✚ Instagram ✚ Twitter ✚ Google +  ✚ Pinterest ✚ Youtube ✚ Skoob

Comente!