Livremente inspirado no conto homônimo da escritora paraense, jornalista e militante política, Eneida de Moraes (1904 -1971), o curta-metragem de ficção Promessa em Azul e Branco, de Zienhe Castro, é uma narrativa lúdica.
Ele conta a história de Eneida, uma menina de oito anos que teme quebrar uma promessa de família, que a obriga a vestir somente azul e branco até os quinze anos. No único dia em que usa roupa vermelha, seu pai é preso pela ditadura militar e ela cresce com a crença de que a culpa foi sua.
A jovem toma para si a responsabilidade da felicidade de todos ao seu redor, mas para a sua própria vida prefere o conforto e a segurança dos sonhos. Uma narrativa, que revela e descreve de forma simples e lúdica os conflitos e inquietudes de cada personagem e os pequenos desejos e sonhos da vida de cada um.
Sutil e singelo, o filme foi selecionado e exibido no Festival de Cannes 2013, na Mostra Short Film Corner. A ideia original era ser filmado em Belém, mas isso não ocorreu. “Acabamos realizando o filme fora daqui, em co-produção com a Novelo Filmes de Santa Catarina, por falta de recursos. Para resolver a questão das locações, criamos um clima mais intimista para o filme ter uma abordagem universal!”, contou Zienhe.
Gostou? Em Belém, o lançamento acontece nessa sexta-feira (11), às 11h, no Cinépolis Boulevard – Sala 4. Não perde e chega cedo, porque a entrada é franca! 😀
Siga nas redes sociais!
Facebook ✚ Instagram ✚ Grupo no WhatsApp ✚ Twitter ✚ Pinterest ✚ Skoob
Muito obrigada Debb pela publicação! Infelizmente não consegui filmar em Belém. Acabei realizando o filme fora daqui, em co-produçaõ com a Novelo Filmes de Santa Catarina, por falta de recursos.Para resolver a questão das locações,criamos um clima mais intimista para o filme ter uma abordagem universal!
Oi Zienhe, obrigada por essa informação e, se me permite vou colocar essa sua fala na postagem. 🙂
Que bom que você gostou! Parabéns pelo trabalho.
Debb
adorei a dica, Deb! espero pode ir. (: