Bidu – Caminhos – Eduardo Damasceno e Luís Felipe Garrocho
Editora: Panini
Ano: 2014
Páginas: 80
Compre: Amazon
Bidu – Caminhos é um livro que me fez chorar. Isso já diz muito.
Me emocionei desde que vi o teaser em 2013 e sabia que não seria fácil ler esta história.
Não sou a pessoa mais amável e paciente do mundo, mas adoro os bichos e não suporto vê-los passando por dificuldades. Já larguei meu almoço para fazer o resgate de uma gatinha, consegui lar para filhotes, alimento animais de rua e já tive muuuuitos gatos, todos vira-latas. Minha família tem um cachorro, o Ralf, que já é um senhor de idade. 🙂
Os leitores dos quadrinhos se acostumaram a ver o Bidu vivendo suas aventuras e tudo mais. Porém, olhar para ele como um cachorro de rua é algo novo. Um animal de rua passa por dificuldades e riscos constantemente. É justamente essa a trama de Bidu – Caminhos, contando como era a vida dele antes de ser adotado pelo Franjinha.
O traço lindo, delicado e as cores suaves do livro nos levam como em um sonho, no qual nosso coração se aperta ao ver o mundo pelos olhos do cachorrinho azul.
Vi atitudes dele e dos amigos que me fizeram recordar a humanidade e o altruísmo esquecidos em nós. Olhos ficam marejados e o coração inquieto. Isso é bom. Somente um trabalho como este pode provocar tais sentimentos.
Nas palavras de Maurício de Souza, “Damasceno e Garrocho usaram a liberdade que este projeto oferece e criaram uma linda e tocante história mostrando os caminhos percorridos por Bidu até se tornar o melhor amigos do Franjinha”. O livro conta também com extras como o processo de criação e biografia dos artistas e a história do Bidu.
Vale muito a pena conferir.
As outras Graphic Novels MSP lançadas são: Astrounauta – Magnetar (Danilo Beyruth); Turma da Mônica – Laços (Vitor e Lu Cafaggi); Chico Bento – Pavor Espaciar (Gustavo Duarte) e Piteco – Ingá ( Shiko).
Siga nas redes sociais!
Facebook ✚ Instagram ✚ Grupo no WhatsApp ✚ Twitter ✚ Pinterest ✚ Skoob