O Gato leu: Feijoada de Bacalhau

Feijoada de Bacalhau: – Relatos e reflexões de um brasileiro em Portugal – Victor Allenspach
Editora: Edição do autor
Ano: 2018
Páginas: 240
Compre: Site do autor (livro físico) | Amazon (eBook)

A primeira resenha de 2019 é de um livro nacional escrito por um autor parceiro. O Victor Allenspach é o autor de A Procura de Vida Inteligente e de Cemitério de Plástico, ambos com resenhas publicadas aqui no blog.

A minha surpresa foi enorme quando ele me contou que a sua viagem a Portugal havia rendido um livro com seus relatos e reflexões. Saindo da ficção cientifica e deixando os seus robôs um pouco de lado, a nova obra deste autor nacional subverte até o próprio gênero em que está inserida e nos conta sobre os perrengues e aprendizados do viajante de uma maneira muito divertida.

Como uma conversa amigável, Feijoada de Bacalhau inicia com os motivos que levaram o autor a pôr os pés em outro país. Victor fala sobre os prós e contras de se atravessar o oceano em direção a uma cultura tão parecida, mas, ao mesmo tempo, tão diferente.

Barreiras internacionais são provavelmente o que de pior existe no mundo hoje, levando as pessoas a acreditarem que são melhores do que as outras, algo digno das piores distopias. (Pág. 16)

O Brasil foi colonizado por Portugal e assimilamos muitas coisas a nossa maneira, como a língua. Alimentação, clima, custo de vida, vestimentas, segurança, religião e outras tantas coisas mostravam a Victor o quão longe de casa ele estava.

Portugal depende da fé que exportou durante a colonização, e que hoje retorna na forma de turismo. (Pág. 42)

O domínio de um povo se dá pela cultura e não (apenas) pela força. (Pág. 55)

Gostei muito do capítulo “A Arte da Pia Suja” com suas observações sobre morar em uma república e ter uma convivência obrigatória com desconhecidos que revelam suas intimidades e seu caráter no ambiente doméstico. O capítulo “Save the Planet” mostrou a urgência do tema da sustentabilidade para todos nós.

Com olhar critico, Victor destacou a hipocrisia dos poderosos, como EUA e China, em jogar a culpa nos países menores como nós. Só estas duas nações são responsáveis por mais da metade de toda a poluição no mundo. Cabe sim ao Brasil preservar a Amazônia, mas nada disso adianta se cuidar do planeta não for parte de uma agenda global de fato.

Uma viagem nada clichê

Durante a sua temporada em Portugal, o autor pedalou por cidades do interior, foi a entrevistas de emprego e tentou, sem muito sucesso, descobrir qual o melhor pastel de nata.

Uma pequena aventura para um ciclista, mas uma verdadeira jornada para um turista fora de forma e sua bicicleta de supermercado. (Pág. 160)

Gostei muito de sua aventura pelo Caminho de Santiago de Compostela, percurso religioso que leva pessoas a atravessarem países a pé. Victor se lançou em seu próprio caminho, seguindo muito do que queria experimentar, carimbando sua credencial de peregrino ali e acolá, dormindo em bons e péssimos lugares e, principalmente, vivendo o máximo daquele país a cada passo que dava.

Siga nas redes sociais!

Facebook  ✚ Instagram ✚ Twitter ✚ Pinterest  Skoob

2 thoughts on “O Gato leu: Feijoada de Bacalhau

Comente!

%d blogueiros gostam disto: