O Gato leu: Monstress – O Despertar

Monstress – O Despertar | Marjorie Liu e Sana Takeda
Editora: Pixel Media
Ano: 2018
Páginas: 196
Compre: Amazon

Finalmente consegui tempo para vir aqui conversar com vocês sobre essa graphic novel sensacional. Monstress – O Despertar é algo totalmente diferente de tudo o que eu já li. Vemos uma mistura de arte oriental e trama ocidental em um lugar futurista com problemas arcaicos. Eu lia e ficava cada vez mais curiosa.

Num mundo alternativo de beleza art déco e horror steampunk conhecemos Maika Halfwolf, uma adolescente arcânica – raça híbrida que descende dos Anciãos – que sobreviveu a uma guerra cataclísmica entre Humanos e Arcânicos. Mutilada e escravizada, ela é tanto caçadora quanto presa. A jovem decide partir em busca de respostas sobre seu misterioso passado ao mesmo tempo que sente que esconde dentro de si um monstro que começa a despertar.

Confesso que de inicio eu fiquei bem confusa, pois somos jogados de cabeça em um universo com mitologia, geografia e regras próprias. Vemos uma Ásia alternativa e matriarcal em uma obra de fantasia que explora diretamente problemas sociais e políticos muito atuais.

O Gato leu: Monstress - O Despertar
O Gato leu: Monstress - O Despertar
Monstress – O Despertar me tirou da minha zona de conforto porque, por mais acostumada que eu esteja a ler quadrinhos e histórias de forte critica social, o uso da magia foi uma novidade. Não é a toa que o célebre autor Neil Gaiman disse que “Marjorie Liu e Sana Takeda pegaram as tradições e estilos narrativos da tradição de quadrinhos orientais e ocidentais e criaram algo inteiramente delas, e notável: uma história belamente contada de magia e medo, humanidade e exploração, sobre o que significa ser humano e sobre os monstros que todos nós carregamos dentro de si. Além disso, trazem alguns dos melhores gatos dos quadrinhos. Uma maravilha”.

Todo o universo de Monstress faz sentido e, à medida que avançamos as páginas, toda a sua origem nos é explicada e ficamos inteiramente envoltos na jornada de Maika. O roteiro de Marjorie Liu é muito bom e a arte de Sana Takeda nos traz belas cenas extremamente detalhadas. Conseguimos ter uma dimensão das diversas mulheres que habitam e lutam para sobreviver nesse mundo. Temos uma protagonista misteriosa, sensível, forte e interessante. Além disso, os personagens coadjuvantes são apaixonantes, como o esperto gato Mestre Ren e a pequena Kippa, a raposinha, com sua doce inocência.

O Gato leu: Monstress - O Despertar
O Gato leu: Monstress - O Despertar

Ao mesmo tempo em que temos cenas delicadas e com personagens fofos, basta virar a página para dar de cara com a realidade cruel do mundo. Refletimos, então, que todos temos os nossos monstros interiores e, às vezes, são eles quem nos mantém vivos.

Lá fora o livro é um sucesso da Image Comics e ganhou o Prêmio Hugo de Melhor Graphic Story em 2017. A Pixel Media o trouxe para o público brasileiro com tradução de Laura Lannes. O primeiro encadernado que compila as seis primeiras edições da série, publicadas originalmente entre novembro de 2015 e maio de 2016.

Eu recomendo muito essa obra e estou ansiosa para os próximos volumes! Vale a pena conferir!

Siga nas redes sociais!

Facebook  ✚ Instagram ✚ Twitter ✚ Google +  ✚ Pinterest ✚ Youtube ✚ Skoob

Comente!

%d blogueiros gostam disto: