Esfoliante natural com semente de Maracujá

Em uma resenha anterior sobre esfoliante falei sobre as microesferas de polietileno e como elas são nocivas para o planeta.

Eu não indiquei o Nativa SPA Gel Esfoliante para Pernas e Pés Melissa e Alecrim d’O Boticário por conta desse ingrediente na fórmula e fiquei pensando em dar uma dica para vocês que também querem parar de consumir produtos que fazem mal para meio ambiente e, ao mesmo tempo, ficarem com os cuidados em dia.

Eu já havia usado um esfoliante comercial que cumpria sua ação por meio das sementes de maracujá e, ao lembrar disso, pensei se conseguiria um efeito parecido fazendo em casa.

Aproveito as sementes depois de bater o suco de maracujá no liquidificador. Para que esta receita dê certo você deve bater a polpa do maracujá apenas com um pouco de água e sem açúcar. Depois disso você coa e faz seu suco normalmente.

Com as sementes ainda no coador, você as coloca em baixo da torneira e vai lavando com água corrente até ficar tudo bem limpo. Ponha as sementes para secar ao sol, deixe secar bem, sem nada de umidade. Esse, para mim, é o grande segredo. Quanto mais secas estiverem as sementes, maior vai ser o seu impacto quando entrar em contato com a pele.

Feito isso você já tem a base pronta. Recomendo o uso de duas formas, conforme você sentir a necessidade da sua pele.

MISTURE COM O SABONETE LÍQUIDO

Essa é para quem quer uma esfoliação aliada à limpeza. Misturo com sabonete de glicerina para bebê, acho que equilibra bem. Use uma colher de semente para cada uma de sabonete.

MISTURE COM CREME HIDRATANTE, MEL OU ÓLEO DE COCO

Essa é para quem está com a pele seca e não quer que a esfoliação a deixe mais sensível ainda. É uma esfoliação aliada à hidratação. No meu caso, prefiro misturar com um creme hidratante branco. Use uma colher e meia para cada uma de óleo, mel ou creme.

✚ DICAS IMPORTANTES
  • A semente de maracujá é algo orgânico, então está em processo de deterioração natural. Após secar, sugiro usar tudo imediatamente;
  • Deixe para fazer a mistura sempre na hora de usar;
  • Se sobrar um pouco da semente seca, guarde em um recipiente e deixe no sol sempre. Não guarde no banheiro ou em locais úmidos, pois ela vai começar a se deteriorar, apresentando mofo;
  • O esfoliante com óleo de coco pode ser conservado por até 10 dias na geladeira desde que seja adicionada à mistura óleo essencial, como o de lavanda. Sem isso a mistura dura até três dias.

É isso gente, eu espero que ajude vocês que também estão em busca de alternativas naturais e sustentáveis de beleza.

Siga nas redes sociais!

Facebook  ✚ Instagram ✚ Grupo no WhatsApp ✚ Twitter ✚  Pinterest ✚ Skoob

Comente!

%d blogueiros gostam disto: