Balanço Literário 2017

Em 2017 eu li 25 livros, bem menos do que li no ano passado, mas isso não significa que li pior. Parei de me preocupar com números e metas, isso acabava tornando a leitura uma obrigação e não um lazer. Não é para ser assim nunca.

Gostei da maioria dos livros que li e gostei ainda mais de falar e de escrever sobre eles. A literatura comunica e aproxima as pessoas. Ela faz isso tão bem que três do melhores dias que tive em 2017 foram com meus amigos do PA Book Club. ❤

Eu criei o Desafio Doze Meses Literários já sabendo que o ritmo de leitura em 2017 seria diminuído. Eu só não sabia que ia passar por problemas pessoais, com o blog e com meu notebook. Nenhum deles eu consegui resolver totalmente, mas eu não podia deixar que isso me fizesse parar de ler e de escrever sobre livros.

Ainda estou lendo o livro de contos do desafio de dezembro, mas tudo bem. Não quero ficar me punindo ou me achando desorganizada. “A vida é o que acontece enquanto você está ocupado fazendo outros planos”, já cantava John Lennon. Nós tentamos ter o controle de tudo, mas a vida não segue as nossas regras.

✚ LEITURAS DE 2017

  1. Macunaíma, o herói sem nenhum caráter
  2. Maus – A História de um Sobrevivente
  3. Libelo contra a arte moderna
  4. Entre os Atos
  5. Arte e Grande Público – A distância a ser extinta
  6. Tubarão
  7. Mighty Morphin Power Rangers – Ano Um
  8. O Inimigo Secreto
  9. Eu, Robô
  10. O Mundo da Mulher-Maravilha
  11. Ayrton Senna: A trajetória de um mito
  12. O Hobbit em quadrinhos
  13. Arquivos Serial Killers: Louco ou Cruel?
  14. Simon vs. a Agenda Homo Sapiens
  15. Mr. Mercedes
  16. Nossa Senhora do Nilo
  17. O Demonologista
  18. O Mágico de Oz
  19. O Mundo do Homem-Aranha
  20. Cenas da Vida Amazônica
  21. O Exorcista
  22. Desaparecido para sempre
  23. Extraordinário
  24. O Corvo do Inverno
  25. O Mundo do Batman

✚ COMO SERÁ EM 2018?

Neste ano que se inicia eu não tenho nenhuma meta fixa ou cota de livros para ler. Quero deixar tudo mais leve e solto, além de voltar a ler aleatoriamente com a ajuda da TBR.

Desse meu balanço a única coisa que me deixou realmente triste foi a grande diferença entre livros escritos por homens e livros escritos por mulheres. De 25 livros lidos, apenas 7 são de mulheres. Pode parecer bobagem para alguns, mas para mim é importante. Existem mulheres incríveis escrevendo histórias fantásticas e temos que dar a elas o mesmo espaço que damos aos homens.

Tenho algumas ideias que pretendo manter como praticas neste e nos outros que virão, são elas:

  • Alternar entre autores e autoras, para que todos tenham o mesmo espaço;
  • Ler mais livros acadêmicos e fazer com que eles dialoguem entre si;
  • Ler os livros que tenho na minha estante. Não vou comprar ou emprestar livros enquanto a minha pilha de livros não-lidos continuar enorme.
  • Continuar desapegando de livros que não quero mais. Quero trocar no Skoob Plus, trocar com meus amigos, doar e, quem sabe, “esquecer” alguns títulos pela cidade.
  • Responder mais TAG’s literárias. Vi que é um tipo de post que vocês gostam e eu adoro fazer uma analise dos meus gostos. 😀

Quero que 2018 seja um ano de boas leituras e que eu possa continuar sempre compartilhando com vocês as minhas experiências literárias. 📚 🙂

Siga nas redes sociais!

Facebook  ✚ Instagram ✚ Twitter ✚ Google +  ✚ Pinterest ✚ Youtube ✚ Skoob

Comente!

%d blogueiros gostam disto: