Leituras de 2016 – Retrospectiva e metas alcançadas

Em janeiro deste ano eu postei um vídeo com várias metas que queria realizar. Algumas  eu não consegui, mas outras finalmente aconteceram. 2016 foi um ano estranho em muitos sentidos, inclusive no que diz respeito à leitura.

Leituras_2016_GatoQueFlutua_Foto_Debb_Cabral

Uma das minhas metas era cumprir a TAG – Melhores livros nacionais do ano, da Ju, do Nuvem Literária. Olhem só os desafios:

 O primeiro livro nacional que você leu esse ano.

Notícias do Planalto. Levei quase dois meses pra terminar de ler esse livro que é muito bom, porém é pesado demais para carregar, rs. É uma boa reflexão sobre o impeachment do Collor e a história politica do Brasil.

Um livro nacional com personagem forte.

Pretérito Mais Que Perfeito.O personagem principal desse livro é um banco de praça! Isso mesmo, ele mostra a cidade como agente que transforma e é transformada. Muito bom!

Um livro nacional que te emocionou e/ou fez chorar.

Dois Irmãos. Li esse livro em um dia, não conseguia parar de virar as páginas. A história é fascinante e a arte dos gêmeos Moon e Bá está fantástica. Em janeiro a Globo vai lançar uma série dessa história, fiquem de olho!

Um livro nacional intrigante.

Luz, o deus do horror. O Andrei Simões sabe contar uma história assustadora. O livro começa como uma homenagem ao terror clássico e depois envereda por caminhos perturbadores.

Um livro nacional de Ficção Científica.

A procura de vida inteligente. Não podia deixar de falar desse livro por aqui! Eu já recomendei pra tanta gente. O livro do Victor leva a gente numa viagem pela mente de um robô para nos fazer enxergar o que nos torna humanos. Fantástico!

Um livro nacional que deixou saudade.

Contos Fluminenses. Este ano voltei a ler Machado de Assis, algo que não fazia desde a adolescência. Este é um livro de contos, uma leitura rápida e tranquila. Recomendo!

Um livro nacional de poesia.

Este ano não li nenhum livro de poesia, inclusive não tenho nenhum livro novo desse tipo aqui em casa. Quando era adolescente, eu lia muita poesia, porém esse hábito se perdeu. Pra não dizer que não li nada, esses dias eu estava fazendo uma seleção do que eu iria desapegar e encontrei dois livros de poesia que amo muito: Receita de Poesia (Vinicius de Moraes) e Simplesmente Drummond (Carlos Drummond de Andrade), do projeto “Literatura em minha casa”, do Governo Federal. Deles eu não me desapego!

Um livro nacional com muita ação e/ou de tirar o fôlego.

Quissama – O Império dos capoeiras. Esse livro é fantástico! Se passa no Brasil imperial e conta a aventura do jovem escravo Vitorino Quissama que pede ajuda ao viajante inglês Daniel Woodruff para encontrar a sua mãe. Recomendo muito!

Um livro nacional infanto-juvenil/jovem-adulto.

Centelha – Herdeiros do Olimpo. Pra quem curte mitologia é perfeito. Um grupo de jovens se descobrem semi-deuses e devem embarcar em uma jornada de vida ou morte.

Um livro nacional de Fantasia.

Na Teia do Morcego. A fantasia é a história ou o traje do personagem? Neste livro são as duas coisas, uma vez que temos o Batman em São Paulo!

Um livro nacional que esteja lendo no momento.

Zoom. Acabei recentemente e é o inicio de uma trama que tem as abelhas no centro. Uma reflexão sobre politica, autoridade, liberdade e vida em sociedade. Em breve tem resenha.

Próximo livro nacional que vai ler.

Macunaíma. Amo demais o filme, mas nunca li todo o livro. Sempre que chega próximo do final, por algum motivo a leitura é interrompida, porém, em janeiro tenho um desafio de ler um clássico nacional e esse é o escolhido!

✚ NO MÍNIMO 40 LIVROS

Fora isso ainda tinha me prometido ler no mínimo 40 livros em 2016. Foi uma correria, ainda mais neste ultimo mês. Apesar de tudo, eu estou bem satisfeita. Li livros de gêneros que gosto de verdade, li mais quadrinhos, mais nacionais e livros acadêmicos também. Foram 26 estrangeiros e 15 nacionais!

  1. Guerra Civil
  2. Notícias do Planalto
  3. Hellraiser – Renascido do Inferno
  4. A vida como ela era
  5. O signo dos quatro
  6. Grandes Pecados da Imprensa
  7. As Aventuras de Luke Skywalker, Cavaleiro Jedi
  8. Psicose
  9. O Vermelho e o Negro
  10. Divertida Mente – A História do Filme em Quadrinhos
  11. Meu Refúgio
  12. Para Entender a TV Digital
  13. Quissama – O Império dos capoeiras
  14. A Procura de Vida Inteligente
  15. Demolidor – A Queda de Murdock
  16. Pretérito Mais Que Perfeito
  17. Dois Irmãos
  18. O Quarto Vermelho
  19. Batman ’66
  20. O Planeta dos Macacos
  21. O Bom Dinossauro – A História do Filme em Quadrinhos
  22. Contos Fluminenses
  23. Cemitério de Plástico
  24. O Massacre da Serra Elétrica [Arquivos Sangrentos]
  25. Social Killers – Amigos Virtuais, Assassinos Reais
  26. O Espetacular Homem-Aranha – A Última Caçada de Kraven
  27. Na Teia do Morcego
  28. A Menina Submersa: Memórias
  29. Luz, O deus do horror
  30. O Livro de Ouro do Recruta Zero 4
  31. A Zona Morta
  32. Centelha – Herdeiros do Olimpo
  33. X-Men: Deus Ama, o Homem Mata
  34. O Livro de Ouro do Hagar, o Horrível 3
  35. Doutor Estranho – O Juramento
  36. Inferno
  37. Batman – O que aconteceu ao Cavaleiro das Trevas?
  38. A cor que caiu do espaço 
  39. Miguel e os Demônios 
  40. Zoom
  41. A vida privada das árvores 

✚ EM 2017

Eu pretendia aumentar mais cinco livros na meta de 2017, mas neste novo ano eu vou trabalhar muito e ficarei o dia todo ocupada, então meu tempo de leitura será reduzido. Como não vou poder ler mais, pretendo ler melhor e por isso vou cumprir doze desafios literários, mas isso é assunto pro próximo post… 🙃

Siga nas redes sociais!

Facebook  ✚ Instagram ✚ Twitter ✚ Google +  ✚ Pinterest ✚ Youtube ✚ Skoob

Comente!

%d blogueiros gostam disto: