As delicadas ilustrações de um Re.começo

Bons pensamentos, energia positiva e trocas afetivas. É bem difícil acreditar que se pode encontrar isso no Facebook, uma rede social tida como um verdadeiro campo de batalha, principalmente quando os assuntos são as discussões políticas e sociais. Porém, algumas páginas são cantos de otimismo, um desses exemplos é Re.começo, da ilustradora paraense Andressa Munhoz.

Eu entrevistei a artista na época da criação da página, de lá para cá, muita coisa mudou e decidi compartilhar com vocês nesse novo post.

Rita Lee por Andressa Munhoz.
Rita Lee por Andressa Munhoz.

A biografia já avisa: desenhos e quadrinhos carregados de boas mensagens e algumas lembranças. As ilustrações de Munhoz, como é mais conhecida, custaram a sair dos cantos de seus cadernos escolares. Mas não foi por falta de insistência, amigos e parentes já pediam para a jovem criar um espaço para compartilhar seus desenhos.

Uma vez online, o retorno positivo veio rapidamente. Criada em outubro de 2013 e hoje com mais de 26 mil curtidas, ela tem seus desenhos compartilhados por outras páginas como Depósito de Tirinhas, Revista Bula e Brasileiríssimos. “Ainda é um pouco assustador lidar com a ideia desse número. 26 mil curtidas significam 26 mil pessoas que viram e gostaram de um trabalho teu. Eu não contava com esse crescimento tão rápido e para mim ainda é maravilhoso ver que tantas pessoas gostam, apoiam meus desenhos e compartilham as boas mensagens deles”, disse.

A rede de relacionamentos que a fanpage possibilitou foi a porta de entrada para que em 2014, Munhoz fosse chamada para, com mais vinte e três artistas, integrar o livro Mulheres nos Quadrinhos, viabilizado através de financiamento coletivo.

A jovem, que cursa Artes Visuais na UFPA e tem Van Gogh como pintor preferido, experimenta muitas técnicas, mas encontrou na aquarela e no nanquim o seu lugar de fala.

Suas ilustrações têm identidade própria, mas estão sempre se transformando, principalmente pelo fato da inspiração vir do outro. “Cada novo comentário me ajuda a querer desenhar mais. As pessoas me mandam frases e músicas que gostam, e quando eu me identifico acabo transformando em desenho. Eu estou sempre querendo saber o que as pessoas gostam de ler ou de ouvir, isso me ajuda na hora de criar. No fim esse é o sentimento da página, uma troca de coisas que nos fazem bem”, finalizou.

Quem quiser acompanhar o trabalho de Andressa Munhoz ou mesmo encomendar uma ilustração sua é só curtir a página no Facebook ou visitar seu blog.

Siga nas redes sociais!

Facebook  ✚ Instagram ✚ Twitter ✚ Google +  ✚ Pinterest ✚ Youtube ✚ Skoob

Comente!

%d blogueiros gostam disto: