O Gato leu: Contos Fluminenses

Contos Fluminenses – Machado de Assis
Editora: L&PM Pocket
Ano: 2008
Páginas: 240
Compre: Amazon | Submarino | Americanas | FNAC | Livraria da Travessa | Cultura | Saraiva

Na época do colégio nos lemos e ouvimos falar muito sobre Machado de Assis, mas depois que os estudos acabam ainda são poucas as pessoas que voltam às suas obras, não é mesmo? Eu li muitos dos seus romances, mas não lembro de ter tido contato com os contos.

Se te achas com força de ser o Colombo daquele mundo, lança-te ao mar com a armada; mas toma cuidado com as revoltas das paixões, que são os ferozes marujos destas navegações de descoberta. (Pág. 26)

ContosFluminenses_GatoQueFlutua_blog_Foto_Debb_Cabral

O livro Contos Fluminenses é a estreia do autor nessa modalidade. Temos os sete contos na obra, são eles: Miss Dollar; Luís Soares; A mulher de preto; O segredo de Augusta; Confissões de uma viúva; Linha reta e linha curva e Frei Simão. Os primeiros são sem duvida os melhores, mas encontramos em todos as características da escrita de Machado de Assis, como a narrativa urbana, o debate sobre os aspectos sociais e morais, além da conversa entre o autor e o leitor, tudo isso embalado em muita ironia.

Trocar o dia pela noite, dizia Luís Soares, é restaurar o império da natureza corrigindo a obra da sociedade. O calor do Sol está dizendo aos homens que vão descansar e dormir, ao passo que a frescura da noite é a verdadeira estação em que se deve viver. (Pág. 42)

Ainda que sejam historias datadas, elas não deixam que despertar curiosidade, pois Machado conseguia prender o leitor em uma conversa despreocupada, mas instigante. Nessa época ele ainda estava preso à estética do Romantismo, mas já começava a dar seus passos em direção ao Realismo, do qual viria a ser o primeiro nome no Brasil.

Para quem quer embarcar na literatura brasileira e não sabe bem por onde começar, eu indico essa seleção de contos, pois apesar de apresentar uma linguagem de época, possui fácil compreensão, além de ser muito divertido.

Siga nas redes sociais!

Facebook  ✚ Instagram ✚ Twitter ✚ Google +  ✚ Pinterest ✚ Youtube ✚ Skoob

Comente!

%d blogueiros gostam disto: