Como trocar livros no Skoob

Eu adoro ferramentas que facilitem a nossa vida, e o Skoob é incrível quando o assunto é organização literária.

Ele é uma rede social para os leitores e proporciona diversas formas de interação entre os usuários, autores e editoras.Uma dessas formas é o Skoob PLUS, o sistema de trocas de livros do Skoob.

Como trocar livros no Skoob

Eu já participei de quatro trocas de livros até agora e estou apaixonada pelo sistema, mas percebi que muita gente tem duvidas sobre como funciona ou até mesmo desconhece a funcionalidade.

Então preparei esse post pra ajudar todos que se interessarem pelo assunto! Vamos lá!

  • Atualize o seu perfil para PLUS

Vá na aba EXPLORAR -> PLUS – TROCAS e atualize o seu perfil gratuitamente. Não esqueça de preencher seu endereço completo. Não se preocupe, esse endereço só ficará visível para as pessoas que forem lhe enviar os livros que você tiver solicitado.

  • PLUS Amarelo e PLUS Azul. Qual a diferença?

Você começará com o perfil amarelo e terá que enviar livros que os outros usuários solicitarem para conseguir créditos e fazer suas próprias solicitações. Após ter enviado dois livros o seu perfil passará automaticamente para PLUS Azul.

  • O que são os créditos?

Os créditos são a “moeda” do Skoob PLUS. Quando você envia um livro você ganha créditos, quando você solicita um livro você gasta créditos. Os créditos só podem ser usados para a troca de livros e não podem ser convertidos em outra coisa senão isso. Os livros custam 1 ou 2 créditos, a maioria custa 1 credito, mas aquelas edições raras, limitadas ou especiais normalmente são colocadas a 2 creditos cada. O usuário que escolhe quanto que ele acha justo “cobrar” pelo livro.

  • Disponibilizando seus livros para troca

Quando nós adicionamos um livro na nossa estante, podemos marcar várias características dele e a disponibilidade para trocas é uma delas. Ainda dá pra adicionar uma foto real do seu livro e descrever qual o estado de conservação e todas as informações que você achar necessárias. Lá você diz a quantidade de créditos que deseja ganhar por pelo livro. Lembre-se: quanto mais informações, maior é a credibilidade e mais rápido esse livro poderá ser solicitado.

Como fazer trocas no skoob _GatoQueFlutua_blog_DebbCabral (1)

Como fazer trocas no skoob _GatoQueFlutua_blog_DebbCabral (6)

  • Respondendo solicitações 

Os livros que você disponibilizou podem ter interessado algum usuário e ele solicitou um livro de você. Na aba RECEBIDAS do PLUS você pode ver todas as solicitações que lhe foram feitas, bem como aceitar ou recusar a troca. Nessa aba você verá todo o andamento de cada solicitação. Desde a saída das mãos do dono até a confirmação de recebimento dada pelo destinatário. Dá até pra rastear o envio via Correios.

  • Enviando livros de maneira barata

Para que as trocas no Skoob valham a pena, os livros devem ser enviados de uma forma econômica. O Registro Módico é a forma indicada de envio. Ele é muito mais barato do que Sedex ou PAC, mas pode demorar um pouco mais que estes para a entrega. Na verdade a diferença não é tão grande não, normalmente em sete dias úteis a encomenda é entregue. Assim, quando for à agência dos Correios informe que é um livro que você está enviando e que ele será enviando nesta modalidade.

  • Solicitando os livros

Se você já enviou livros e tem créditos disponíveis, pode fazer solicitações. Na aba DESEJADOS do PLUS, você encontrará todos os livros que marcou como desejado e que tem copias disponíveis para troca no momento. Cheque as informações e as qualificações dos usuários e mande mensagem caso tenha duvidas. Se está satisfeito como todas as informações, pode fazer a solicitação e esperar pelo retorno do usuário.

Como fazer trocas no skoob _GatoQueFlutua_blog_DebbCabral (2)

  • Avaliando usuários

Depois que a transação foi feita, cada usuário pode avalia-la. Isso é muito importante e deve ser feito sempre de maneira verdadeira. Lembre-se que as avaliações vão ajudar os outros usuários na hora de fazer transações com aquela pessoa. Você pode ver a reputação dos outros e os outros podem ver a sua.

Como fazer trocas no skoob _GatoQueFlutua_blog_DebbCabral (3)

DICAS: 

  1. Seja sincero na descrição dos livros, ninguém merece ser enganado.
  2. Mantenha seu endereço atualizado sempre, depois não vai culpar os Correios se seu livro não chegar.
  3. Envie os livros sempre o máximo de proteção possível. Até chegar nas mãos do novo dono, ele vai passar por uma grande odisseia, então tenha um cuidado redobrado na hora de embalar.
  4. Esteja sempre atento à reputação dos usuários, isso vai te livrar de dores de cabeça no futuro.
  5. O crédito só sai da conta de uma pessoa e vai para a da outra no momento em que o destinatário informa que recebeu o livro e que está tudo certo. Dificilmente dá algum problema e se der, o Skoob cancela os créditos caso você não receba o livro que solicitou.
  6. O Skoob também tem um aplicativo, mas a área de trocas não está disponível lá. Apesar disso, eu recomendo muito, pois dá pra atualizar toda a sua estante sempre problemas.

Espero ter ajudado. Caso vocês tenham alguma dúvida ainda, podem comentar que eu vou respondendo e atualizando o post se for necessário também!

Siga nas redes sociais!

Facebook  ✚ Instagram ✚ Grupo no WhatsApp ✚ Twitter ✚  Pinterest ✚ Skoob

Comente!

%d blogueiros gostam disto: