Por que as personagens femininas das séries policiais sempre têm que ter filhos?

Antes de tudo, eu sei que no título estou generalizando, mas a realidade não é tão distante e por isso decidi chamar a atenção para esse assunto.

Esses dias vi o comercial de uma série no Canal Universal chamada Shades of Blue, uma série policial que conta a história de Harlee McCord (Jennifer Lopez), uma oficial de polícia de Nova York, que é forçada a trabalhar disfarçada para uma força-tarefa anti-corrupção do FBI, enfrentando vários dilemas morais e éticos enquanto tenta criar a filha.

Shades-of-Blue-and-Opposite
Jennifer Lopez, durona (e mãe)

Uma coisa que me chamou atenção no comercial foi justamente a questão dos dramas relacionados a uma mãe e sua filha. Pode parecer nada de mais pra muita gente, mas me incomodou muito.

Por que a personagem feminina desse tipo de série sempre tem que ter algum filho na jogada? Sério, se ela não tem, quer ter, aí não tem um parceiro ou um relacionamento e, como não consegue, adota ou tenta pelos métodos de laboratório. Se faz, então, todo aquele drama de mulher guerreira, mas sozinha. Já vi essa história várias vezes, isso quando a personagem não passa a série toda sem querer ou falar de filhos, mas na season finale é “premiada” com um herdeiro.

Gente, até quando vamos ter que ser reconhecidas apenas como mães? E todas as outras conquistas da personagem feminina? São menores? Parece que nada tem valor se ela não for mãe, porque para muitos roteiristas e diretores é somente isso que torna a mulher o que é. Ridículo.

Tá duvidando? Se liga nos exemplos além do acima citado:

  • Law & Order: SVU
  • True Detective – Temporada 2
  • The Blacklist

Eu não estou dizendo que ser mãe é algo que todas as mulheres tem que abdicar. Não é isso. Eu falo sobre representação. É um estereótipo: da fêmea que é guerreira para defender a cria. Nós, mulheres, já somos fortes antes de nos tornamos mães, isso só é reforçado após a maternidade.

Por que as policiais femininas não podem ser representadas como fortes e sem filhos? Porque intimida. Porque o machismo não quer ver mulheres metendo o pé em portas, prendendo e perseguindo criminosos e depois indo tomar uma cerveja de boa num bar com os colegas. Não, o que ele quer é ver essas mulheres hesitantes, deixando de lado os amigos, abdicando do prazer pessoal pra cuidar de um filho.

Olivia Benson de Law & Order:SVU

Nas séries, você pode ter uma vida, mas ela acaba quando você se torna mãe.

Chega de belas, recatadas e do lar!

Quero ver todos os tipos de mulher nas séries policiais: as casadas, as solteiras, as com filhos, as sem, as héteros, as lésbicas e afins, as de todas as raças, as novas, as mais velhas… Quero ver todas!

Chega de esteriótipos. Queremos diversidade!

 Siga nas redes sociais!

Facebook  ✚ Instagram ✚ Twitter ✚ Google +  ✚ Pinterest ✚ Youtube ✚ Skoob

Comente!

%d blogueiros gostam disto: