O Gato leu: Para Entender a TV Digital

Para Entender a TV Digital – Valério Cruz Brittos e Denis Gerson Simões
Editora: INTERCOM
Ano: 2011
Páginas: 98

Eu acho que tenho lido mais livros acadêmicos depois de formada do que em todos os meus anos de graduação. Se bem que o livro dos professores Valério e Denis se propõe em trazer a sociedade e as pessoas de fora da universidade para o debate sobre esse novo paradigma que é a TV Digital no Brasil. Isso é louvável.

Foto - Debb Cabral

Os autores nos dão um panorama da produção televisiva no país e de como ela relaciona seus interesses com os do mercado e da politica, deixando de lado as necessidades do público. No Brasil, TV é concessão pública, mas isso parece ser somente algo bonito escrito no papel e sem significado algum para os donos dessa grande mídia.

Só que a internet chegou com tudo, trazendo novas possibilidades e tornando o público, que antes era mero espectador, em produtor de conteúdo. Se na televisão o controle sob demanda era somente para os que assinavam esse serviço, na internet somos nós que escolhemos o que queremos ver e na hora em que queremos.

A disputa para impedir que novas empresas de comunicação entrem no ramo televisivo foi uma das tônicas do processo de escolha do sistema de digitalização brasileiro, assim como a busca de medidas capazes de deter a migração de espectadores da televisão para outros meios, como computadores e jogos eletrônicos. (Pág. 15)

Tudo isso e, muitas outras coisas mais, pediram uma mudança. Essa mudança que pode ser vista apenas como técnica, também reflete no modo de se fazer TV. Uma TV móvel, desprendida do aparelho tradicional e mais interativa.

Só pra não deixar dúvidas:

INTERAÇÃO ≠ CONSUMIR CONTEÚDO

TV DIGITAL ≠ ALTA DEFINIÇÃO

Apesar de encontrar erros de formatação e revisão em algumas páginas do livro, essa é uma leitura recomendada pra quem deseja entender porque a TV Digital pede mais do que um aparelho diferente, e sim uma abordagem mais social, levando em conta o comportamento, as práticas de consumo e a necessidade do público.

 Siga nas redes sociais!

Facebook  ✚ Instagram ✚ Twitter ✚ Google +  ✚ Pinterest ✚ Youtube ✚ Skoob

Comente!