O Gato leu: Grandes Pecados da Imprensa

Grandes Pecados da Imprensa – Sebastião Nery
Editora: Geração Editorial
Ano: 2000
Páginas: 292
Compre: Amazon

A imprensa é a instituição que tenta mostrar a realidade enquanto ela ainda está acontecendo, mas isso não quer dizer que ela não se deixa levar pelo poder e em benefício daqueles que o detém.

Os donos dos meios de comunicação são empresários, pessoas essas que tem interesses os quais muitas vezes ultrapassam o ideal (e ético) da verdade.

GatoQueFlutua_blog_Foto_Debb_Cabral

No livro, Sebastião Nery escolhe quatro nomes de diferentes momentos históricos da política do país: Ruy Barbosa, Juscelino Kubitschek, Orestes Quércia e Alceni Guerra. O que eles tem em comum? Foram perseguidos pelos meios de comunicação.

Através de pesquisas em jornais, relatos, memórias e entrevistas o jornalista recolheu materiais que nos aproximam de outras vertentes desses políticos que não foram as que saíram nos jornais da época. Cabe ao leitor, no decorrer da leitura, tirar suas próprias conclusões e empreender pesquisas para sobre essa realidade ainda tão enrolada.

Só um tiro mata a imprensa: o do tempo, da história, do amanhã. (Pág. 38)

É uma leitura interessante, ainda que o autor tenha ficado confuso no inicio, quando mais parecia um trabalho acadêmico, aos poucos a escrita foi se soltando, ficando mais clara, objetiva e agradável.

Nery inclusive cita o livro Notícias do Planalto, que eu já resenhei aqui, como indispensável.

 Siga nas redes sociais!

Facebook  ✚ Instagram ✚ Twitter ✚ Google +  ✚ Pinterest ✚ Youtube ✚ Skoob

Comente!

%d blogueiros gostam disto: