O Gato leu: Guerra Civil

Guerra Civil – Mark Millar & Steve McNiven
Editora: Salvat
Ano: 2014
Páginas: 208

Com a estreia do novo filme do Capitão América se aproximando, decidi ler o quadrinho homônimo. Esse encadernado com capa dura reúne as edições #1 a 7 de Guerra Civil.

GuerraCivil_resenha_GatoQueFlutua_blog_Foto_Debb_Cabral

Na trama, um grupo de heróis adolescentes provoca uma situação desastrosa. A confiança das pessoas nos super-heróis, que já estava abalada por eventos anteriores, se torna quase inexistente. Com isso, o governo norte-americano decide aprovar a chamada Lei de Registro, que obriga a todos os heróis a revelarem sua identidade e passar por treinamento, tornando-se assim uma super-força policial. Quem for contra isso será caçado.

GuerraCivil_resenha_GatoQueFlutua_blog_Foto_Debb_Cabral

Dados os acontecimentos, alguns heróis, como o Homem de Ferro, decidem apoiar a causa, outros, encabeçados pelo Capitão América, se opõem e consideram essa lei uma afronta à liberdade.

A partir dai uma verdadeira guerra se inicia. Esse acontecimento é muito forte e polêmico, com impacto em todo o universo Marvel.

Guerra Civil é uma história madura. Colocar os heróis em lados distintos, sem enfrentando e até morrendo ou matando os seus amigos por aquilo que acreditam não é algo simples.

GuerraCivil_resenha_GatoQueFlutua_blog_Foto_Debb_Cabral

Watchmen fez isso de maneira brilhante. Até mesmo a animação Os Incríveis conseguiu contar uma história assim. Guerra Civil encontra uma outra abordagem para o mesmo tema. Na graphic novel vemos que a  linha entre cada lado é muito tênue.

Não há certo ou errado nesse debate. É apenas uma questão de perspectiva.

Meu veredito casa muito bem com as palavras do sábio Doutor Estranho, que citei acima.

Espero que o filme dê conta de toda a força que tem essa história e não se perca na ideia de uma briga pessoal entre Stark e Steve. Vi o trailer e sei que é completamente cedo para julgar, mas tenho medo que tudo se resuma ao Capitão América querendo defender o Bucky e o Homem de Ferro querendo consertar as cagadas dos filmes anteriores.

GuerraCivil_resenha_GatoQueFlutua_blog_Foto_Debb_Cabral

Guerra Civil é muito mais que isso, é sobre liberdade e vida em sociedade.

 Siga nas redes sociais!

Facebook  ✚ Instagram ✚ Twitter ✚ Google +  ✚ Pinterest ✚ Youtube ✚ Skoob

2 comentários Adicione o seu
    1. Lê sim! O traço não é o meu tipo favorito, mas me surpreendeu em muitos momentos.
      A história é incrível! Muito, muito madura e reflexiva.

      Muito obrigada pelo carinho, que bom que você gostou do blog assim. Essa é a ideia, parecer que estamos numa conversa de amigos. <3

      Beijão!

Comente!