O Gato leu: Uma breve história do Brasil

Uma breve história do Brasil – Mary del Priore e Renato Venancio
Editora: Planeta
Ano: 2010
Páginas: 319

Faz tempo que eu tô lendo esse livro. Ele foi, inclusive, difícil de se ler para alguém que passou tanto tempo lendo só ficção. É bom variar e, mais ainda, é bom conhecer a nossa própria história.

Blog_GatoQueFlutua_Foto_Debb_Cabral

Uma breve história do Brasil é um livro que tem como objetivo contar a história do Brasil para leitores não especializados, pessoas comuns. É conhecer para nos entender.

Depois da leitura desse livro reforcei ainda mais o meu pensamento de que as desigualdades do nosso país e as grandes crises são reflexos de um copo que está transbordando e que não consegue suportar todos os problemas de gestão pública de que veio acumulando desde o seu “descobrimento”.

Os portugueses ignoravam a identidade dos povos indigenas, acusando-os de não ter religião ou de desconhecer a agricultura. Consideravam que seu nível civilizatório era igual ou inferior ao dos nativos africanos, parecer que, em breve, justificaria a exploração e a catequese de tribos inteiras. (Pág. 20)

É díficil consertar mais de 500 anos de problemas em quatro anos de mandato, ainda mais quando as necessidades do povo são, históricamente, deixadas de lado para dar vez aos interesses dos mais ricos e poderosos.

Achei Uma breve história do Brasil uma otima leitura para quem, assim como eu, já terminou os estudos há algum tempo. A linguagem é bem simples e ele não busca recuperar o passado na sua integridade, mas sim, destacar e debater os momentos mais criticos (bons e ruins) que foram decisivos para formar o país que temos hoje.

Desde a epoca da independência, vários testemunhos registram a ausência de uma identidade nacional brasileira e o desafio de construí-la. (Pág. 169)

Vale a pena conferir!

Comente!

%d blogueiros gostam disto: