É bonita, mas é vadia. Oi???

Eu curto muitas páginas nerds no Facebook, e com isso, vejo muitos comentários e posts que considero ofensivos.

Recentemente li uma postagem de “humor” na qual o personagem Loki (irmão do Thor) chamava a Viuva Negra de vadia por ela ter se envolvido com mais de um dos Vingadores. Vendo a reação indignada das meninas nos comentários, me lembrei logo da “piada” do Jeremy Renner (Gavião Arqueiro) e do Chris Evans (Capitão América), que chamaram a Viúva Negra de “piranha” e “puta” quando falavam sobre o romance da personagem com o Bruce Banner.

Totalmente sem graça e ofensivo.

herois-marvel-anos-90-viuva-negra-hoje

Tais atores, tais fãs. Por mais que as mulheres tenham conquistado cada vez mais espaço dentro do cenário da cultura pop, elas ainda ouvem muito esse tipo de “piadinha”. Ninguém julga a promiscuidade do Tony Stark. Por que ele é gênio, bilionário, playboy, filantropo? Não. Porque ele é homem e então ele pode.

O Pablo Peixoto do canal Quatro Coisas fez um vídeo muito bacana sobre esse machismo nerd. Ele cita até o grande educador Paulo Freire ao refletir que o oprimido muitas vezes vai refletir o comportamento do opressor quando tem oportunidade, pois esse é o único tipo de comportamento que ele passa a ver como certo.

Veja o vídeo pra saber mais.

A questão é: ninguém tem nada a ver com a vida da Viúva Negra ou de qualquer outra mulher. Se ela quiser pegar todos os Vingadores ela pode, é o corpo dela, é a vida dela.

Parece tão simples, mas as pessoas nunca entendem. Uma pessoa é livre para tomar suas próprias decisões e não cabe a ninguém julgar. Só que nós mulheres ainda sofremos muito com esses preconceitos embalados com piadinhas e memes.

É preciso levantar a cabeça e dizer chega!

É preciso respeito e igualdade, como diz o feminismo.

É preciso liberdade para ser você.

viuva negra e hulk brinde

 

2 comentários Adicione o seu
  1. Concordo plenamente! E é por isso que eu gosto do site das Garotas Geeks, porque é um espaço em que se pode ler sobre coisas nerds sem machismo ridículo. Claro que mais legal ainda seria um site escrito por homens em que não houvesse esse tipo de comentário, mas enquanto o mundo ainda não evoluiu o suficiente, pelo menos há um site escrito só por mulheres que estão justamente cansadas de enfrentar machismos no mundo nerd.

    1. Verdade, Nicole.
      Gosto do Garotas Geeks, mas acabo não acompanhando como gostaria…
      É complicado lidar com essas piadinhas, que na verdade são ofensas, pois a gente acaba deixando de seguir um blog ou curtir uma página por conta desse posicionamento dos administradores. 🙁
      Fico feliz por outro lado, pois ao mesmo tempo em que temos gente falando bobagens, temos outros, como o Pablo que citei acima, que tem a visão madura e correta da realidade.

      O negócio é não deixar se abater!
      Beijão!

Comente!