O Gato leu: O Retorno do Jovem Príncipe

O Retorno do Jovem Príncipe – A. G. Roemmers
Editora: Fontanar
Ano: 2011
Páginas: 109

Já faz um bom tempo que temos esse livro aqui em casa.

Blog_GatoQueFlutua_Foto_Debb_Cabral

A capa e o titulo de O Retorno do Jovem Príncipe encantam qualquer um, mas confesso que eu tinha medo de ler e perder ou afetar algo naquela magia que O Pequeno Príncipe desperta na gente.

Antes de ler O Retorno do Jovem Príncipe tenha sempre em mente: ele não é um livro do mesmo autor. Apesar de ser uma “sequência”, ele não se assemelha ao que foi escrito originalmente por Antoine de SaintExupéry.

Na história, do autor A. G. Roemmers, em uma visita à Patagônia, um homem encontra um adolescente desacordado na beira da estrada e o socorre. O jovem misterioso não é qualquer pessoa, mas sim um famoso príncipe que cresceu e resolveu revisitar o planeta Terra.

Diante de perguntas tão simples, as respostas me pareciam extremamente difíceis. Quem era aquele jovem que irradiava inocência e sacudia as bases do  sistema de crenças que eu herdara? (Pág. 13)

O Jovem Príncipe voltou à Terra em busca de respostas para as diversas perguntas que o assombravam. Durante a viagem de carro os dois dividem experiencias e embarcam num diálogo que aborda questões existenciais. O Jovem Príncipe está crescendo e tem medo do que isso pode significar. As perdas, os ganhos, a desconfiança e a inocência estão presentes em muitos dos diálogos do livro.

Às vezes, sem perceber, nós, adultos, jogamos com os mais profundos sentimentos das crianças e destruímos coisas muito mais valiosas que qualquer objeto que elas possam quebrar. (Pág. 31)

Pra ser bem sincera, O Retorno do Jovem Príncipe parece muito um livro de auto-ajuda. A forma como o homem conversa com o Jovem Príncipe está repleta de lições, ensinamentos e referências espirituais. Como o livro é curto, isso não chega a cansar, mas é diferente.

Quando temos as cenas em que é o Jovem Príncipe que fala ou faz algo fica tudo muito incrível, sua bondade e pureza conseguiram me emocionar em algumas horas.

O Retorno do Jovem Príncipe é um livro repleto de boas mensagens e debates sobre o ser humano.

Vale a pena dar uma conferida. 🙂

Comente!

%d blogueiros gostam disto: