Afinal, o que é o feminismo?

Acho que conforme vamos amadurecendo, vamos nos questionando cada vez mais.

Ao longo da minha vida ouvi repetidas vezes a frase: “Não sou feminista, sou feminina”. Mas afinal, será que o feminismo é algo ruim assim, a ponto de tirar a identidade feminina das mulheres?

É claro que não.

feminismo

Vamos ao conceito da palavra, segundo o Dicionário Aurélio, o feminismo é o “sistema dos que preconizam a ampliação legal dos direitos civis e políticos da mulher ou a igualdade dos direitos dela aos do homem”.

Alguém falou em ver os homens como inferiores? Não. Falou em igualdade.

Então pra que toda essa crise? Tem gente que não conhece o verdadeiro conceito e acha que só porque uma mulher decide não casar e/ou não ter filhos e se focar na carreira, ela é egoísta. Mas e todos os séculos em que a mulheres viveram sob o julgo do “lugar de mulher é em casa, cuidando dos filhos”? Isso não era egoismo? Abandonar sonhos e objetivos pessoais pra viver sob as ordens de outra pessoa é deixar que o egoismo vença.

O QUE O FEMINISMO QUER?

  • Que as mulheres tenham direitos sobre o seu corpo e sua vida.
  • Que elas possam escolher no que trabalhar e recebam o valor justo por isso. Nunca desempenhem a mesma função que um homem e recebem menos que ele só por “ser mulher”.
  • Que as mulheres possam escolher o que vestir e que isso não seja usado como desculpa para violência sexual
  • O fim da violência doméstica

SEXO FRÁGIL

Desde séculos atras a mulher é vista como o “sexo frágil”, mas que fragilidade é essa? Um corpo que sustenta durante nove meses um outro ser dentro de si não é frágil. Uma pessoa que vai trabalhar cheia de cólicas e retorna para casa para cuidar de tudo não é frágil.

Com a emancipação feminina, as mulheres foram só acrescentando coisas à sua vida. Hoje a jornada tripla é realidade para muitas. Há mulheres que trabalham, estudam e cuidam de filhos e marido.

Atentem: cuidar é zelar por alguém, tomar conta e não fazer todas as suas vontades.

MACHISMO x FEMINISMO

  • O machismo prega a inferioridade. O feminismo, a igualdade
  • O machismo quer as mulheres presas dentro de casa. O feminismo quer que elas sejam livres para fazer suas escolhas
  • O machismo agride as mulheres. O feminismo não quer que elas sejam mais vitimas
  • O machismo é uma estrutura da sociedade que oprimi as pessoas. Já o feminismo um movimento social e político que é organizado pelas próprias pessoas.
  • O machismo diz que a mulher moderna quer deixar de ser mulher e virar um homem. O feminismo mostra que a mulher continua sendo ela mesma, não importando que funções desempenhe. Ser mulher é algo da nossa essência, nada muda isso.
Poderosas e sem perder a feminilidade
Poderosas e sem perder a feminilidade

FINALIZANDO

Homens podem sim ser feministas, é devem! Emma Watson, estrela da franquia Harry Potter está causando impacto mundialmente de outra forma, como embaixadora da Boa Vontade da ONU Mulheres. Na campanha #HeForShe ela debate que tanto os homens quanto as mulheres devem ser livres, pois só assim teremos a igualdade entre os sexos. Violência e submissão serão passado.

Se você, mulher, quiser ser dona de casa, pode ser. Se quiser ser CEO de uma grande empresa, pode ser. Se quiser ser mãe, pode ser. Se quiser ser uma grande pesquisadora, pode ser. Se quiser ser esposa, pode ser. Se quiser ser tudo isso junto, pode ser também. O importante é que você tenha a liberdade para decidir como será a sua vida e que você seja respeitada em cada escolha que fizer!

Fica aqui o vídeo da palestra da escritora Chimamanda Ngozi Adichie, que mostra porque é essencial que “sejamos todos feministas”. Ela questiona os rótulos negativos em torno do conceito, a partir de sua própria experiência de vida.

3 thoughts on “Afinal, o que é o feminismo?

  1. Lindo o post! Só li verdades! precisando escrever um com o mesmo título lá no blog. Podíamos fazer uma série né? “Afinal, o que é feminismo pra você?” Seria lindo <3

    Beijo e adorei conhecer o bloguinho 🙂

    1. Oi Marina! Obrigada pela visita!
      Acho muito importante impulsionar esse debate e os blogs pessoais são ótimos para isso.
      Fale, diga o que pensa, conte uma experiência. O essencial é trazer esse assunto a tona e mostrar o quão a ideia de feminismo tem sido deturpada por discursos machistas.

      Beijão e abraços!
      Debb

Comente!

%d blogueiros gostam disto: