O Gato leu: Cartas de amor aos Mortos

Cartas de amor aos Mortos – Ava Dellaira
Editora: Seguinte
Ano: 2014
Páginas: 344
Compre: Amazon

Recebi o livro Cartas de amor aos Mortos como um presente da querida Thaís Andrade, que me mandou uma carta muito delicada dizendo o quanto essa história era emocionante e devia ser conhecida. Ela estava certíssima.

DSC_9291

No livro, conhecemos a história de Laurel, uma garota que está começando o ensino médio em uma escola totalmente nova e com a família despedaçada após a morte da sua irmã. Laurel não quer que ninguém saiba de sua perda, não quer que ninguém sinta pena dela, mas isso a afeta de maneira muito forte.

Cada um de nós era uma ilha – meu pai na casa, minha mãe no apartamento para onde ela tinha se mudado alguns anos antes, e eu indo de um lado para o outro em silêncio, fora de órbita, incapaz de suportar os últimos meses do fundamental. (Pág. 12)

Ela tem dificuldades de se relacionar, pois não acredita que é tão incrível ou legal quanto a sua falecida irmã era.

Certo dia, sua professora passa uma tarefa para casa: escrever uma carta para alguém que já morreu. Laurel começa a escrever para seus ídolos como Kurt Cobain,  Amy Winehouse e Elizabeth Bishop…

Tem coisas que não posso contar para ninguém além das pessoas que já não estão mais aqui. (Pág. 11)

Escrever para superar a dor

Em cada carta conhecemos um pouco de cada ídolo, como Laurel conheceu eles e a história dela. Acompanhamos sua rotina na escola, novas amizades e relacionamentos. Vemos a idolatria que ela tinha por May, sua irmã. Laurel achava que para ser aceita teria que se parecer com May, a garota que todos amavam.

Foi como se alguém tivesse acendido fogos de artificio no meu peito. Eu podia sentir as faíscas brilhantes e quentes subindo. Ele me achava parecida com May. (Pág.87)

Conforme o tempo passa Laurel vai percebendo quem sua irmã era de verdade, mesmo que esse fato estivesse na sua frente o tempo todo. Ela lida com a decepção, a culpa, a família aos pedaços e as amizades verdadeiras ainda que confusas.

Uma história de autodescoberta e de autoaceitação

Isso não se aplica só  Laurel, mas a todos os que a rodeiam. A sensibilidade de como a trama é narrada é incrível. Conseguimos enxergar os diversos ângulos da situação e refletir sobre os problemas de todos e os nossos também.

Ela fez as próprias escolhas. Você precisa se cuidar. É a melhor coisa que pode fazer por ela. É o que May ia querer de você. (Pág. 270)

Tem aquela dualidade tão comum de estar triste, querer desabafar e, ao mesmo tempo, não desejar que ninguém conheça a sua dor. Laurel encontrou nessas cartas a sua voz.

O final é surpreendente e emocionante. Gostei muito de ler Cartas de amor aos Mortos e acho que ele é indicado para todas as pessoas, não só para aquelas que estão lidando com o luto, mas para todas que sabem como amar alguém é importante.

Vale muito a pena conferir! 🙂

 Siga nas redes sociais!

Facebook  ✚ Instagram ✚ Twitter ✚ Pinterest  Skoob

2 thoughts on “O Gato leu: Cartas de amor aos Mortos

Comente!

%d blogueiros gostam disto: