O Gato viu: O Artista

Essa época de festas é boa para aproveitar e colocar os filmes em dia, não é mesmo? 🙂

Eu ainda não tinha visto O Artista, produção franco-belga que ganhou no Oscar de 2012 as estatuetas de Melhor Filme, Diretor (Michel Hazanavicius) e Ator (Jean Dujardin). Ele teve dez indicações e levou também os prêmios de figurino e trilha sonora original.

Em preto e branco, divertido e emocionante, o filme conta a história de George Valentin (Jean Dujardin), estrela dos filmes mudos de Hollywood. Com o advento dos filmes com som, Valentin cai na ruína e fica destronado de seu posto pelo sucesso cada vez mais crescente da sétima arte com diálogos.

A fama é mutável e uma fã como a bela Peppy Miller (Bérénice Bejo) ganha seu passe para entrar no estúdio de cinema. Peppy, então estrela dos novos filmes, nunca esquece do ator que a estimulou no inicio de sua carreira.

O orgulho ferido de Valentin se contrapõe à amizade eterna, como a do seu amável cachorrinho e a do chofer Clifton (James Cromwell), que são marcantes em todo o filme. Um ponto em destaque do filme é o fato da trama se passar entre os anos de 1927 e 1932. Ele mostra como a quebra da bolsa de valores afetou a industria do cinema.

O Artista mostra como o mundo muda e às vezes nós nos prendemos tanto à uma fórmula aparentemente mágica que não queremos admitir isso e acompanhar. Ficar para trás e ser esquecido é sempre uma possibilidade.

Cheio de metáforas, principalmente em relação ao próprio cinema, O Artista é brilhante. Ele mostra que você pode ser rico ou pobre, famoso ou anônimo, só não pode deixar que o que você faz mude quem você é.

Imperdível!

Siga nas redes sociais!

Facebook  ✚ Instagram ✚ Twitter ✚ Google +  ✚ Pinterest ✚ Youtube ✚ Skoob

One thought on “O Gato viu: O Artista

Comente!

%d blogueiros gostam disto: