O Gato leu: A Sabedoria do Condado

A Sabedoria do Condado – Noble Smith
Editora: Novo Conceito
Ano: 2012
Páginas: 175
Compre: Amazon

O Condado. <3

Para os amantes da Terra Média esse livro é um delicioso carinho.

a sabedoria do condado - livro - resenha - novo conceito

O autor Noble Smith é um grande fã das obras do Tolkien e vem, a partir desse livro, contar como o povo do Condado tem muito a nos ensinar. Ele mostra como é possível pegar os hábitos dos Hobbits e usá-los para tornar a nossa vida melhor.

Nossas vidas seriam melhores se alguns dos hábitos desse povo animado, honesto, decidido e trabalhador pudessem se tornar nosso próprios hábitos. (Pág. 14)

Mas não pense que A Sabedoria do Condado é um livro de auto-ajuda, não é mesmo! É um guia, com lições reais e significativas para toda a vida. Noble é um fã e dá pra sentir o amor e a admiração em suas palavras.

Achei alguns erros chatos de revisão, mas que não doem tanto pelo fato de A Sabedoria do Condado não precisar ser lido de maneira corrida. Dá para deixar na cabeceira da cama e ler quando quiser relaxar e ser transportado para este mundo mágico.

Temos que parar de ficar navegando na internet à noite ou de ver TV com seus 300 canais inúteis. Parar de nos torturarmos com as preocupações. Apenas finjam que o amável e velho Tom Bombardil está ali em nosso quarto nos dizendo: ‘Falaremos sobre todas as coisas assustadoras de manhã’. E, então, vá para a cama e durma como um Hobbit. (Pág 45)

Ele mostra que no nosso cotidiano enfrentamos situações com as quais é preciso ter uma alma boa como a de um Pequeno para entender.

Muitos de nós trabalhamos para alguém como Denethor e ser controlado por um chefe como o ultimo regente de Gondor causa um sentimento de impotência. (Pág. 52)

São pequenos ensinamentos, como ter caráter, não ser egoísta, ser sustentável, respeitar a natureza e ser menos consumista que nos aproximam dos Hobbits, nascidos no coração de Tolkien. Não sou muito fã de livros que querem tentar me guiar em uma série de lições, mas pegar personagens que amamos para ilustrar essas ideias tornou tudo isso incrivel.

Seria maravilhoso se os lideres e mentores do nosso mundo tivessem uma pequena porção da incorruptibilidade de Gandalf, não é? Quanto mais poder Gandalf ganha durante O Senhor dos Anéis, mas indestrutíveis se tornam as suas virtudes. (Pág.145)

Agora que vai estrear O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos, sequência de A Desolação de Smaug e ultimo filme da trilogia do Hobbit, este livro me deixou saudosista.

Todos nós nos beneficiaríamos se carregássemos conosco um frasco de Galadriel, uma luz mágica engarrafada que poderia brilhar nos tempos sombrios de nossas vidas. (Pág. 159)

Siga nas redes sociais!

Facebook  ✚ Instagram ✚ Twitter ✚ Google +  ✚ Pinterest ✚ Youtube ✚ Skoob

Comente!

%d blogueiros gostam disto: